APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA EM LOURDES (11/02)
APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA EM LOURDES – 3ª classe
Em 11 de fevereiro de 1858, três meninas: Bernadette Soubirous, quatorze anos, sua irmã Marie-Toinette, onze, e sua amiga Jeanne Abadie, doze, deixaram sua casa em Lourdes para buscar lenha. Para chegarem a um local às margens do rio Gave, onde lhes tinham dito que encontrariam ramos secos em abundância, tiveram que passar por uma gruta natural aberta nas rochas de Massabielle que margeavam o leito do rio, depois de atravessarem um riacho, cujo a corrente movia a roda de um moinho. As duas meninas mais novas atravessaram o riacho, gritando, porque a água estava muito fria.

Bernadette, que ao contrário das companheiras, usava meias devido à sua saúde delicada – sofria de asma – não ousava imitá-las. No entanto, quando as outras duas se recusaram a ajudá-la, ela começou a tirar as meias. Foi justamente então que ouviu ao seu lado o som de um murmúrio, como o produzido por uma rajada de vento. Levantou a cabeça e viu que as pequenas árvores da outra margem estavam imóveis; só que pensou ter notado um leve movimento no mato que crescia em frente à gruta, bem perto dela, do outro lado do riacho.
Ela ignorou o assunto, terminou de tirar as meias e estava prestes a colocar o pé na água, quando o sussurro se repetiu. Dessa vez ela ficou olhando para dentro da gruta e viu os galhos das amoreiras balançando lá fora, mas também, em um nicho dentro da gruta, atrás e acima dos galhos, estava a figura de “uma jovem vestida de branco, não mais alta que eu, cumprimentando-me com leves inclinações de cabeça”, como disse Bernadette mais tarde. A aparição era muito bonita: a jovem vestia uma túnica branca, cingida com uma faixa azul, e trazia pendurado no braço um longo rosário.
Ao vê-la, pareceu-lhe que ela fazia sinais como se a convidasse a rezar; Bernadette ajoelhou-se, tirou o rosário da bolsa e começou a recitá-lo; então, a aparição também pegou o rosário nas mãos e começou a passar as contas, rezando, mas sem mover os lábios. Elas não falaram, mas ao final dos cinco mistérios a figura sorriu e, recuando para as sombras da gruta, desapareceu.
As outras duas meninas voltaram da coleta de lenha e caíram na gargalhada ao ver Bernadette de joelhos. Jeanne a repreendeu por não as ajudar a coletar galhos secos e depois subiu nas pedras, correndo para o outro lado da caverna; mas Marie-Toinette abordou a irmã: “Você está meio assustada”, disse ela. “Você viu algo que te assustou?” Bernadette contou-lhe tudo, prometendo não contar a ninguém; no entanto, Toinette contou à mãe assim que voltaram para casa. A senhora Soubirous questionou Bernadette.
– Te enganaste, menina, – lhe disse. – Deves ter visto uma pedra.
– Não, – respondeu a menina; – Ela era uma menina e tinha um rosto muito bonito.
A mãe chegou à conclusão de que talvez fosse uma alma do Purgatório e proibiu a filha de voltar à gruta. Nos dois dias seguintes, Bernadette ficou em casa, mas muitas crianças da vizinhança que tinham ouvido falar do acontecimento a incomodaram para que voltasse ao local. Senhora Soubirous, exasperada, mandou a filha pedir conselhos ao padre Pomian, que não a ouviu; a senhora recomendou então que Bernadete falasse com o pai e ele, após alguma hesitação, autorizou-a a ir.
Várias meninas percorreram o caminho até a gruta, carregando uma garrafa de água benta e, ao chegarem, todas se ajoelharam para rezar o Rosário. Quando elas estavam indo para o terceiro mistério, “a mesma jovem branca apareceu no mesmo lugar de antes”, para colocar nas próprias palavras de Bernadette: “Aí está Ela! – disse à que estava mais próximo de mim e coloquei obraço sobre os ombros assinalando à jovem branca, mas ela não viu nada.”
Outra menina, chamada Marie Hillot, deu-lhe a água benta e, levantando-se, jogou algumas gotas na direção da visão; a figura sorriu e fez o sinal da cruz. Bernadete lhe falou: “Se você vem de Deus, chegue mais perto”. A figura deu um passo à frente. Naquele momento, Jeanne Abadie com outras meninas escalaram as pedras da gruta e atiraram uma pedra que caiu aos pés de Bernadette. A visão desapareceu. Mas Bernadette ajoelhou-se novamente e permaneceu imóvel, como em transe, com os olhos fixos na gruta.
Suas companheiras não conseguiam movê-la. Com dificuldade, o moleiro Nicolás e sua esposa levantaram a menina e carregaram-na encosta abaixo até o moinho, onde de repente ela recobrou o juízo e começou a chorar amargamente. Logo muitas pessoas se reuniram ali e a mãe de Bernadette começou a repreender a filha, então todos saíram discretamente e voltaram para Lourdes. Nenhum dos que conheceram Bernadette, nem mesmo as religiosas que lhe ensinaram o catecismo, acreditou no que ela disse. Alguns pensaram que o que ela tinha visto era uma alma do Purgatório.
A terceira aparição ocorreu no dia 18 de fevereiro, quando uma senhora chamada Millet e sua filha, que era da Congregação das Filhas de Maria, levaram Bernadette à gruta certa manhã. Elas trouxeram consigo uma vela abençoada, caneta e tinta. As três se ajoelharam para rezar e, quando Bernadette murmurou que a figura estava ali, a filha de senhora Millet deu-lhe caneta, papel e tinta.
– Se vens de Deus, diga-me o que deseja; se não, vá embora – disse Bernadette.
Enquanto a Senhora simplesmente sorria, a menina acrescentou, estendendo o papel e a caneta: por favor escreva o seu nome e o que deseja. Então, a aparição falou pela primeira vez no “patois” (dialeto) de Lourdes:
– Não há necessidade de escrever o que tenho a dizer. Poderia fazer a gentileza de vir aqui todos os dias durante duas semanas?
Depois de uma pausa acrescentou:
– Não prometo te fazer feliz nesta vida, mas farei na próxima. – E subindo em direção ao telhado da gruta, desapareceu.
No domingo, 21 de fevereiro, um grande número de pessoas a acompanhou até a gruta, incluindo o Dr. Dozous, um médico cético que tomou o pulso da menina e examinou sua respiração durante o transe. A aparição voltou a falar: “Rezarás a Deus pelos pecadores”, recomendou.
Após a Missa Solene, Bernadette foi visitar o procurador imperial, J. V. Dutour, que a interrogou cuidadosamente para chegar à conclusão de que a menina era sincera, mas obcecada. Depois das vésperas, o comissário de polícia, Dominic Jacomet, mandou buscá-la e submeteu-a a um interrogatório muito severo, dispensando-a posteriormente com a advertência de que deveria ficar longe da gruta ou enfrentaria as consequências. Esses funcionários consideraram que o comportamento da menina perturbava a ordem pública e também observaram que o terreno onde estava localizada a gruta oferecia muito pouca segurança às grandes multidões que ali se reuniam.
No dia 22, Bernadete foi à gruta, apesar da proibição.
Havia ali um pequeno grupo de cidadãos e dois policiais; mas o aparecimento não ocorreu. No mesmo dia, o padre Pomian, confessor de Bernadette, declarou que se o procurador Dutour, autoridade máxima do local, não tivesse proibido a jovem de se aproximar da gruta, ela poderia ir quando quisesse.
Às seis da manhã do dia 23, Bernadette chegou ao local e já estava lá uma multidão de duzentas pessoas. Dessa vez ela viu a aparição novamente e caiu em transe que durou quase uma hora. No dia seguinte, a multidão aumentou para quatrocentas ou quinhentas pessoas e, novamente, Bernadette teve uma hora de êxtase quando a aparição se manifestou. Mas ela se recusou a revelar qualquer coisa que a Senhora tivesse dito. Na quinta-feira, dia 25, depois de rezar um mistério do Rosário, Bernadette começou a avançar de joelhos pela encosta que subia até à gruta, retirando suavemente a folhagem.

Ao chegar ao fundo da gruta, ela se virou sem se levantar e avançou na direção oposta; então ela parou para olhar curiosamente para o nicho, levantou-se e caminhou em direção ao lado esquerdo da cavidade.[1] O que a própria Bernadete relata é o seguinte:
– Vá beber na fonte e lave-se nas suas águas – disse-lhe a Senhora.
Como Bernadette não sabia que havia uma fonte nas rochas da gruta, virou-se para olhar o rio. Mas então, a Senhora falou novamente para explicar.
“Ela mesma apontou com o dedo, disse a jovem, para me mostrar onde ficava a fonte; fui até lá, mas só encontrei uma poça de água suja; coloquei as mãos, mas não consegui água suficiente para beber. Comecei a cavar e saiu água, mas estava turva. Tirei três vezes com as mãos e joguei fora; aí já era seguro beber.”
As pessoas viram que a menina estava curvada e, quando se levantou, seu rosto estava sujo de lama. Novamente ela se abaixou e parecia estar mordiscando as folhas de uma planta. Momentos depois, ela se levantou e começou a caminhar em direção a Lourdes. No início, o povo foi desdenhoso e até zombeteiro, mas um pouco mais tarde, naquele mesmo dia, todos ficaram surpresos ao ver que uma fonte de água turva havia brotado na gruta e sua corrente desaguava no Gave.
Em uma semana, a fonte estava produzindo 27.000 galões (102.200 litros) diariamente, como continua a produzir até hoje. No dia 26 de fevereiro, oitocentas testemunhas viram Bernadete, em transe, rastejando pela encosta da gruta, curvando-se frequentemente para beijar o chão e fazendo sinais, como se convidasse outros a imitá-la. A aparição aconselhou que fosse feita penitência.[2]
As visões dos dias 27 e 28 seguiram o curso habitual, embora a multidão tenha aumentado. Bernadette curvou-se repetidamente para beijar o chão e as pessoas a imitaram. Na tarde do dia 28, levaram-na perante um magistrado que lhe fez as mesmas advertências. Para isso. Em março, o número de espectadores aumentou para 1.000 e, pela primeira vez, um padre esteve presente. O padre de Lourdes e os quatro párocos declararam que nada tinham a ver com a gruta de Massabielle, mas o abade Dézirat vinha de distritos distantes e não estava sob a jurisdição de Lourdes.
Este padre ficou muito impressionado. Naquele dia ocorreu uma cura na fonte, mas a notícia só foi dada meses depois. No dia 2 de março, às 7h, 1.700 pessoas estavam presentes quando Bernadette viu a aparição pela décima terceira vez. Nessa ocasião, a Senhora pediu-lhe que comunicasse aos clérigos o seu desejo de que fosse construída uma capela e realizada uma procissão. Bernadette foi ver o padre, que a recebeu com frieza, despediu-a com palavras bruscas e deixou claro aos funcionários civis que desaprovava pessoalmente toda a questão das aparições.
O dia 3 de março foi um dia de grandes decepções e desprezos para Bernadete. Às 4.000 pessoas que vieram, ela teve que confessar o seu fracasso, porque a Senhora não tinha aparecido; mas nesse mesmo dia, quando a maioria dos espectadores já havia partido, ela voltou à gruta, viu a aparição e entrou em transe por um breve período.
No dia 4 de março, diante de milhares de espectadores, ela teve novamente a visão, entrou em transe, mas não houve notícias. Passaram-se catorze dias e a Senhora não voltou a aparecer; mas no dia 25 de março – Dia da Virgem – Bernadete visitou a gruta entre as quatro e as cinco da manhã, a Senhora apareceu e disse-lhe que se aproximasse. Bernadette então lhe perguntou: “Poderias me dizer quem sois?” A aparição sorriu sem responder nada. A menina repetiu a pergunta mais duas vezes e então a Senhora juntou as mãos, olhou para o céu e respondeu em “patois”:
– Eu sou a Imaculada Conceição.
Depois ela continuou falando:
– Gostaria que aqui se construísse uma capela para mim.
Bernadete respondeu:
– Já contei a eles o que queres, mas pedem um milagre como prova do seu desejo.
A Senhora sorriu novamente e, sem acrescentar uma palavra, desapareceu da vista de Bernadette.
A penúltima das aparições ocorreu no dia 7 de abril; uma multidão de 1.200 a 1.300 pessoas assistiu Bernadette em transe por três quartos de hora. Dr. Dozous estava ao seu lado e percebeu que a menina ergueu as mãos com os dedos entrelaçados e as colocou sobre a chama da vela que ardia à sua frente. Ele observou enquanto a chama tocava seus dedos e se infiltrava entre eles, sem que a garota parecesse notar. Ela não só era insensível à dor, mas os tecidos de sua pele não foram afetados pelo fogo, nem lhe restaram cicatrizes.
Quando ela voltou do transe, o médico levou a vela acesa à mão esquerda da menina e ela rapidamente a retirou, exclamando: “Isso me queima!” Deve-se admitir, contudo, que o Padre Cross, na sua “Histoire de Notre-Dame de Lourdes” (I, 494-499), apresenta razões que desacreditam esta afirmação. De qualquer forma, a comissão episcopal que examinou e relatou as provas das aparições não as levou em consideração.
A décima oitava e última aparição ocorreu no dia 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo. A essa altura, a gruta estava cercada para impedir a entrada do público, e Bernadette só conseguia ver o topo do nicho por cima dos muros e da margem oposta do rio Gave; no entanto, a figura não parecia mais distante do que nas outras vezes. Depois dessa data, Bernadette Soubirous nunca mais teve visões da Santíssima Virgem durante os vinte e um anos que ainda viveu. Ninguém além dela teve o privilégio dessas visões.
É oportuno acrescentar algumas palavras, a título de comentário, sobre dois pontos relacionados com as aparições da Santíssima Virgem em Lourdes: alguns críticos hostis[3] tentaram fazer crer que as manifestações sobrenaturais tinham sido organizadas pelo clero, desde Roma, com o propósito de que o Dogma da Imaculada Conceição, que, apenas quatro anos antes, havia sido definido pelo Papa Pio IX, fosse confirmado e popularizado.
O erro destas críticas pode ser constatado lembrando que foram os relatos das testemunhas, recolhidos pelas autoridades locais e submetidos à atenção da Prefeitura do Departamento de Lourdes e do Ministério do Interior da França, que deram origem à história, sem que o clero ou a Igreja se envolvessem nas supostas aparições, até que a fé se enraizou profundamente na cidade e ocorreu a estranha coincidência do nascimento de uma fonte na gruta e as pessoas começaram a chegar lá aos milhares, de todos os lados.

Nem é possível que alguém acredite sinceramente que as autoridades da Igreja tentaram popularizar (como afirmado) um Dogma aprovado pelo Vaticano, “recorrendo à imaginação e à superstição das massas” e, para piorar a situação, organizaram a fraude de uma pequena aldeia remota perdida nos Pirenéus, a cem quilômetros da linha ferroviária mais próxima.
Além disso, todos os atos da vida posterior de Bernadete, a pequena impostora que teria servido de instrumento a algum astuto eclesiástico, refutam categoricamente tal hipótese. A menina não voltou a ter visões; nunca lhe ocorreu embelezar com novos detalhes a história que contou desde o início; nunca pareceu satisfeita ou lisonjeada com a atenção que lhe foi dada e nunca obteve qualquer ganho pecuniário com isso.
Evitando a atração da fama e da popularidade e mantendo a simplicidade de uma criança, Bernadette ingressou numa ordem religiosa das Irmãs enfermeiras em 1886, aos vinte e dois anos. Fez o noviciado em Nevers, longe de Lourdes, e lá permaneceu doze anos, até sua morte; não participou em nenhuma das grandes obras em torno da gruta, nem nas cerimônias de consagração da basílica.
Em segundo lugar, é necessário chamar a atenção para um fato muito notável que confirma o carácter único e sobrenatural das visões de Bernadete.
Durante as prolongadas visitas à gruta, enquanto permanecia em transe, com os olhos fixos na aparição que via tão claramente, dizendo-lhe coisas que faziam chorar de emoção os camponeses que a observavam, ninguém jamais afirmou ter visto o que ela estava contemplando. Não houve alucinação coletiva, nem cenas de desordem, nem extravagâncias, gritos, contorções ou qualquer outro sinal de exaltação.
Porém, quando a série de visões de Bernadette terminou, falsos videntes começaram a aparecer por toda parte, fazendo demonstrações repugnantes. Os relatórios que o comissário de polícia enviou à prefeitura sobre este assunto são muito claros. Algumas das videntes eram jovens realmente piedosas e bem-comportadas, especialmente Maria Courrech, a serva do prefeito, reconhecida por todos como uma boa jovem. Maria teve visões de abril a dezembro do mesmo ano e muitas pessoas acreditaram nela, mas a diferença entre o êxtase dela e o de Bernadette era muito marcante.
Padre Cross publicou o depoimento de uma testemunha impecável sobre as extravagâncias de Maria. Se tais aberrações ocorressem em mulheres de boa disposição e formação, o leitor pode imaginar o que fariam outras meninas indiferentes e ignorantes, bem como as crianças que, para imitar as mais velhas, também começaram a ter visões. Os piedosos cidadãos de Lourdes e os camponeses das aldeias vizinhas, inteiramente convencidos de que as primeiras aparições na gruta eram autênticas, estavam dispostos a oferecer qualquer um dos seus descendentes como receptáculos de inspiração divina.
Não há dúvida de que, por vezes, estas crianças estavam em estado de êxtase e houve até algumas que tiveram mesmo alucinações. Quanto aos “visionários” adultos, fora os mencionados, só se pode dizer que quase todos faziam demonstrações de fenômenos estranhos e repulsivos, convulsões histéricas, gestos, contorções, etc., e, claro, em todos estes casos havia razões para suspeitar que se tratava de uma impostura deliberada.
(BUTLER Alban de, Vida de los Santos: vol. I, ano 1965, pp. 307-312)
[1] Existem dois nichos na gruta; um mais alto que o outro (atualmente ali se encontra a imagem de Nossa Senhora) e uma espécie de túnel entre os dois. A figura apareceu em lugares diferentes; nos dias 25 de fevereiro e 25 de março, as duas ocasiões mais importantes, a aparição ocorreu na abertura inferior do túnel, ao nível do solo, conforme afirma o Padre Martindale.
[2] Naquele dia de 1858, data em que a fonte que saía da gruta foi reconhecida como fonte, era a segunda sexta-feira da Quaresma e o Evangelho da Missa referia-se a um poço de águas curativas que ficava em frente a Porta das Ovelhas, em Jerusalém. (João V, 1-15).
[3] Veja-se sobretudo o British Medical Journal de 18 de junho de 1910, dedicado às curas milagrosas de Lourdes. Um artigo de Sir Henry Morris fala longamente sobre o assunto.


