Oratório São José

São Silvestre I (31/12)

Santo do dia

0:00

SÃO SILVESTRE I, PAPA

O Papa Silvestre I, tal como o seu antecessor Santo Melcíades, é lembrado mais pelos acontecimentos ocorridos durante o seu pontificado do que pela sua vida e feitos. Viveu numa época de tão grande significado histórico que inevitavelmente surgiram ao seu redor várias lendas e anedotas sensacionais, como as contidas na obra Vita beati Silvestri, mas sem valor como dados para os registros da história. Por outro lado, o Líber Pontificalis registra que ele era filho de um romano chamado Rufino, eleito Papa com a morte de São Melcíades, em 314, quase um ano depois de o Édito de Milão ter garantido a liberdade à Igreja.

Consequentemente, as legendas mais significativas sobre São Silvestre foram escritas em torno de suas relações com o imperador Constantino. Nelas Constantino é representado como um leproso que, ao se converter ao cristianismo e receber o batismo pelas mãos do Papa Silvestre, foi curado. Em sinal de gratidão ao vigário de Cristo na terra, o imperador concedeu numerosos direitos e privilégios ao Papa e aos seus sucessores e deixou as províncias da Itália sob o domínio da Igreja. A história das “doações” de Constantino, que foi composta e usada para fins políticos e eclesiásticos durante a Idade Média, há muito é reconhecida como uma falsidade, no entanto, há um ponto nesse relato, o batismo de Constantino por São Silvestre, que está registrado no Martirológio Romano e no Breviário.[1]

Poucos meses depois de ocupar a cátedra de São Pedro, o Papa enviou uma delegação pessoal ao sínodo convocado em Arles para discutir a disputa donatista.

Os bispos reunidos naquela assembleia criticaram a ausência do Pontífice que, em vez de comparecer à reunião, permaneceu “no lugar onde os Apóstolos têm o seu tribunal permanente”. Em junho do ano 325, o primeiro Concílio Ecumênico ou geral da Igreja reuniu-se na cidade de Nicéia, na Bitínia, do qual participaram cerca de 220 bispos, quase todos orientais.

O Papa Silvestre enviou dois padres de Roma como delegados. O Concílio presidido por um bispo ocidental, Osios de Córdoba, condenou as heresias de Ário e iniciou assim uma longa e devastadora luta dentro da Igreja. Não há notícias precisas de que São Silvestre tenha ratificado oficialmente a assinatura dos seus delegados na ata do Concílio.

É provável que tenha sido a São Silvestre e não a Miltíades que Constantino deu o Palácio de Latrão, onde o Papa estabeleceu a sua cátedra e fez da Basílica de Latrão a igreja catedral de Roma. Durante o pontificado de São Silvestre, o imperador (que em 330 transferiu a sua capital de Roma para Bizâncio) mandou construir as primeiras igrejas romanas, como a de São Pedro no Vaticano, a da Santa Cruz no palácio Sesoriano e a de Extramuros de São Lourenço. O nome deste Papa, juntamente com o de São Martinho, foi até agora imposto à igreja titular de um cardeal que, naquela época, foi fundada perto das termas de Diocleciano, por um padre chamado Equitius.

São Silvestre também construiu outra igreja no cemitério de Priscila, na Via Salaria. Nesse mesmo local foi sepultado no ano 335, mas em 761 o Papa Paulo I transferiu as suas relíquias para a igreja de San Silvestre in Capite, que hoje é a igreja nacional dos católicos ingleses em Roma. Desde o século XIII, a celebração da festa deste santo Pontífice difundiu-se no Ocidente no dia 31 de dezembro, e a comemoração daquele primeiro Pontífice de Roma também é celebrada no Oriente (no dia 2 de janeiro), depois da saída da Igreja do as catacumbas.

(BUTLER Alban de, Vida de los Santos: vol. IV, ano 1965, pp. 652-653)

SÃO SILVESTRE I, PAPA (270-335)

São Silvestre, um dos grandes pontífices que mais exaltaram a Sé Apostólica, deve a sua celebridade tanto às suas virtudes pessoais como aos acontecimentos memoráveis ​​em que teve de ocupar o centro das atenções e dos quais foi o fundador do culto cristão público.

Só conhecemos a vida deste santo pontífice através das Atas que levam o seu nome, consideradas falsas pela maioria dos críticos, que as consideram pelo menos um século e meio depois de São Silvestre. Sabe-se também que a Igreja chegou ao ponto de proibir a leitura pública destas Atas. Os critérios que orientaram os historiadores de antigamente e, mais ainda, o entusiasmo dos comentadores, permitiram a fácil interpolação e mesmo a mistura de elementos biográficos no breve quadro de dados inquestionáveis, dificultando assim a tarefa seletiva. Contudo, o Líber pontificalis aceita como bons alguns dados sobre São Silvestre.

Quando o Breviário foi reformado – no tempo de Leão XIII – algo foi suprimido nas antigas lições do seu partido. É bom recordar isto, especialmente em relação ao batismo do Imperador Constantino.

SILVESTRE  E TIMÓTEO DE ANTIOQUIA

Silvestre, filho de Rufino, nasceu em Roma em 270 e seu mestre foi um sacerdote chamado Cirino. Quando pode dispor dos seus bens, gostava de oferecer hospitalidade aos cristãos que vinham visitar o túmulo dos Santos Apóstolos e venerar as suas relíquias. Segundo as referidas Atas, ficou em sua casa Timóteo de Antioquia, um confessor da fé, cuja existência é um fato histórico, que percorreu livremente a cidade de Roma durante um ano inteiro, arrancando do erro uma multidão de pagãos e confirmando os cristãos no caminho da salvação. Quando se retirava para a casa do seu anfitrião, depois dos longos dias de apostolado, pagava a sua estadia com a fervorosa exposição dos mistérios da fé; mas um dia foi capturado e levado perante o juiz e, após cruéis tormentos, ganhou a palma do martírio.

Não contentes por terem tirado a vida à sua vítima, os perseguidores quiseram também privá-la da sepultura, mas não contaram com a diligência do anfitrião de Timóteo. Aproveitando-se da noite, Silvestre burlou a vigilância dos guardas e apoderou-se daquelas santas relíquias, para as colocar num precioso monumento pela munificência de um generoso doador.

PERANTE O PREFEITO DE ROMA

Naquela época, um homem cruel e ganancioso chamado Tarquino era prefeito de Roma, que, suspeitando infundadamente que o santo mártir havia deixado para trás uma riqueza considerável, decidiu confiscá-la. Para isso fez Silvestre comparecer diante dele; mas, tentando disfarçar sua ganância com a aparência de zelo pela adoração de ídolos, disse ao nosso Bem-aventurado:

– Adore nossos deuses agora mesmo e deposite os tesouros de Timóteo em seus altares, se quiser salvar sua vida.

Mas o ilustre mártir não deixou ao seu anfitrião outro legado senão a sua fé e o seu heroísmo. Assim, o santo jovem respondeu como que iluminado por uma inspiração sobrenatural:

– Tolo! Estais seriamente enganado se planejas cumprir suas ameaças, porque nesta mesma noite tua alma será arrancada de ti e, para teu pesar, você terá que reconhecer que o único Deus verdadeiro é aquele que persegues; o mesmo que nós, cristãos, adoramos.

O espírito de Tarquino ficou perturbado ao ouvir essas palavras, mas ele superou o terror que elas lhe causaram e ordenou que Silvestre fosse trancado em uma masmorra fétida. Para afogar essas preocupações, organizou um esplêndido banquete; mas a justiça de Deus o esperava ali, porque uma espinha de peixe ficou presa em sua garganta e ele morreu por causa disso.

Temendo que algum castigo do Deus dos cristãos também lhes sobreviesse, os oficiais do prefeito, que tinham ouvido a predição tão fatalmente cumprida, vieram avidamente libertar São Silvestre de suas prisões.

SILVESTRE, SUMO PONTÍFICE

Silvestre tinha trinta anos quando foi ordenado sacerdote pelo Papa São Marcelino. A partir daí distinguiu-se tanto pelo zelo e pela caridade que tornou-se o inimigo dos donatistas. Com a morte do Papa São Melquíades, o clero e o povo nomearam-no para sucedê-lo em 31 de janeiro de 314.

As Atas afirmam, com uma aparência de plausibilidade, que mesmo depois da vitória milagrosa obtida por Constantino contra Maxêncio na Ponte Mílvia, a perseguição contra os cristãos continuou, ou porque o imperador estava passando por uma crise espiritual, ou, o que é mais provável, porque enquanto ele travava guerra contra seus colegas Maxímino e Licínio, os magistrados pagãos aproveitavam sua ausência para atormentar os inimigos dos falsos deuses. O fato é que Silvestre, para o bem da sua Igreja, teve que sair de Roma e retirar-se com os seus sacerdotes para o Monte Soracte ou Syraptim – chamado depois de São Silvestre –, a cerca de sete léguas da Cidade Eterna.

SOBRE O BATISMO DE CONSTANTINO

No que diz respeito ao batismo de Constantino, as Atas de São Silvestre trazem uma história que os críticos consideram uma lenda piedosa, composta para servir de edificação, por não oferecer base histórica. Com esse caráter iremos apresentá-lo, antes de nos referirmos ao que a História indica como verdadeiro nesta matéria.

Assim, Constantino, que ainda não tinha abraçado plenamente a verdade católica, viu-se ferido por uma doença que deveria ajudar a salvar a sua alma. Da cabeça aos pés seu corpo estava coberto de úlceras horríveis. Para aliviar uma doença tão grave, vieram solícitos os médicos mais conceituados de todas as províncias do Império; mas nem a ciência dos homens nem o suposto poder dos deuses conseguiram encontrar qualquer remédio que pudesse ajudá-lo nesse estado; ele não tinha mais nada a não ser resignar-se à morte.

Finalmente, os sacerdotes de Júpiter, inspirados pelo demônio, aconselharam ao imperador uma solução tão atroz quanto adequada às suas doutrinas.

– Ilustre príncipe – disseram-lhe – envie uma multidão de crianças pequenas do seu império para se reunir, nós as massacraremos e te banharás em seu sangue ainda quente; talvez com isso consigas recuperar a saúde que não consegues por nenhum outro meio humano.

Tal proposta bárbara não comoveu nem abalou aquelas almas pagãs e o próprio imperador teve que dar o seu consentimento, posto que os algozes percorreram imediatamente as províncias do império e, arrancando-os do seio materno, levaram três mil crianças recém-nascidas a Roma para que servissem a tão horrível quão problemático remédio.

No dia marcado para o banho sangrento, o imperador deixou seu palácio e dirigiu-se ao Capitólio. Uma multidão de mulheres encontrou-o e caíram aos seus pés, loucas de dor e desespero, arrancando os cabelos e levantando as mãos em súplica, exigindo misericórdia para si e para os seus pequeninos.

– Quem são essas mulheres? – perguntou o imperador.

– São as mães das crianças que devem ser massacradas para vos dar saúde – responderam os soldados da sua escolta.

Constantino, como se acordasse de um pesadelo, exclamou:

– Cortar a garganta daqueles inocentes seria um crime hediondo, e quem sabe se com um remédio tão horrível eu recuperaria a saúde! Não parece justo adotar tais medidas com um resultado simplesmente duvidoso.

Deu imediatamente uma contra-ordem, regressou ao seu palácio, ordenou que fosse dada uma certa quantia em dinheiro a cada um dos filhos destinados ao sacrifício e que estes fossem devolvidos às suas mães. Na noite desse mesmo dia Constantino viu diante de si, em seus sonhos, dois velhos majestosos e radiantes de luz, que o olhavam sorrindo.

– Quem sois vós, augustos mensageiros do céu? – perguntou-lhes o imperador espantado.

– Somos Pedro e Paulo, Apóstolos de Cristo. Ele nos envia para lhe dizer: “Porque tevestes compaixão das pobres crianças, quero curar o teu corpo e dar à sua alma uma vida que nunca terá fim. Chame para o seu lado o Bispo Silvestre, que a perseguição mantém escondido no Monte Soracte, e ele lhe dirá qual é o banho saudável que curará as úlceras que cobrem o teu corpo e os pecados que contaminam a tua alma.

Ditas estas palavras, os dois Apóstolos desapareceram e Constantino passou o resto da noite agradecendo no fundo da alma por tão importante promessa.

Quando o médico o abordou na manhã seguinte, ele não quis aceitar os seus cuidados; disse-lhe que se retirasse e ordenou que o Bispo Silvestre fosse levado à sua presença o mais rapidamente possível.

Ao ver os soldados romanos aproximarem-se do seu retiro, o Pontífice acreditou que a hora do seu martírio havia chegado e colocou-se alegremente nas mãos deles, considerando tão próxima a imorredoura e desejada coroa. Mas sua surpresa foi grande quando se viu na presença do imperador e viu nele, não o perseguidor que esperava, mas um filho submisso e amoroso.

– Em nome de Cristo – disse Constantino – diga-me se entre os deuses que vocês cristãos adoram há dois chamados Pedro e Paulo.

– Nós – respondeu o Pontífice – adoramos um só Deus, criador do céu e da terra; aqueles cujos nomes acabastes de pronunciar são dois servos gloriosos Dele.

– Mostrai-me suas imagens – respondeu Constantino – para que eu possa ver se são as dos dois homens veneráveis ​​que me apareceram em meus sonhos.

Quando lhe foram apresentadas, ele reconheceu nelas seus dois visitantes e exclamou cheio de alegria.

– Sim, são realmente os que vi esta noite: levai-me ao tanque onde, segundo a promessa deles, o meu corpo deve encontrar saúde e a minha alma deve ser purificada.

– Ninguém pode entrar se não acreditar primeiro que o Deus pregado por Pedro e Paulo é o único verdadeiro.

– Se eu ainda adorasse outros deuses além de Cristo, não te teria chamado diante de mim; apressa-te, então, em me levar ao banho salutar que me foi anunciado.

– Se assim for, ó príncipe, humilhai-vos em cinzas e lágrimas, e por oito dias deixai de lado a pompa imperial, e no retiro de vosso palácio confessai vossos pecados, ordenai que cessem os sacrifícios aos ídolos, restaurai a liberdade aos cristãos que gemem nas masmorras e nas minas, distribui esmolas abundantes e verás os vossos desejos realizados.

O imperador prometeu tudo. Por sua vez, o Papa reuniu o clero e os fiéis de Roma e ordenou-lhes que jejuassem e rezassem pelo triunfo da Igreja. Oito dias foram passados ​​em orações e penitências incessantes. No dia marcado para o batismo, Silvestre foi ao encontro de Constantino, terminou de iniciá-lo nas verdades da fé cristã e disse-lhe:

– É hora, ilustre imperador, de entrar nas águas santificadas pela invocação da Santíssima Trindade; vinde, portanto, ao banho salutar no qual, segundo a palavra dos Santos Apóstolos, tua alma e teu corpo serão purificados.

Constantino então tirou a roupa, entrou na piscina e o Pontífice conferiu-lhe o batismo. No mesmo instante uma luz muito forte iluminou aquele lugar; Jesus Cristo manifestou-se aos olhos do imperador, colocou a sua mão divina sobre a cabeça do novo cristão e desapareceu imediatamente. Quando Constantino saiu da piscina sagrada, sua carne era pura e saudável como a de uma criança; mas a água em que ele havia sido submerso estava coberta de crostas repugnantes, uma lembrança da horrível lepra que anteriormente cobria sua alma e seu corpo.

O novo cristão deixou de lado a púrpura imperial durante os oito dias que se seguiram ao seu batismo, e teve especial prazer em adornar-se com a veste branca do recém-batizado, símbolo da sua inocência.

Ele ordenou a demolição dos templos dos falsos deuses, mandou construir igrejas que enriqueceu com seus dons e proibiu que se blasfemasse o nome de Cristo.

CRÍTICA A ESTA TRADIÇÃO

Tal é a piedosa lenda que nos trazem as Atas. O Líber pontificalis aceitara a fuga de Silvestre para o Monte Syraptim, a cura da lepra do imperador e o seu batismo em Roma, no Batistério de Latrão. Mas está provado que a tradição do batismo de Constantino em Roma não data do século VIII, e o Batistério de Latrão, embora pareça digno da munificência de Constantino, não preserva qualquer memória do seu batismo.

Mas o que destrói toda a plausibilidade na lenda referida é o fato de ser historicamente certo que Constantino recebeu o batismo no final da sua vida.

Este adiamento na recepção do batismo foi frequente nos primeiros séculos: basta lembrar que Santo Agostinho foi catecúmeno durante muitos anos e que recebeu o batismo quando se converteu definitivamente em Milão. Mas não pode haver dúvidas sobre os sentimentos cristãos ou as convicções do imperador. Encontrando-se em Helenópolis da Bitínia em abril do ano 337, adoeceu; poucas semanas depois – no dia de Pentecostes, 22 de maio – entregou a alma a Deus em Ancira, depois de ter sido batizado pelas mãos do bispo de Nicomédia.

Não é menos verdade que, desde o ano 312, os cristãos, a Igreja e os dois papas São Melquíades e São Silvestre, especialmente este último, gozaram primeiro de tolerância e depois de uma proteção cada vez maior que favoreceu magnífica e definitivamente o desenvolvimento do cristianismo.

DONS CONCEDIDOS ÀS IGREJAS

Terminadas as perseguições, era justo devolver aos cristãos os bens que lhes haviam sido injustamente tirados.

Mas os poderes administrativos fizeram ainda mais, pois concederam-lhes algumas propriedades que até então eram utilizadas para o culto de ídolos. Uma obra tão importante, iniciada no tempo do Papa São Melquíades, foi felizmente continuada durante o pontificado de São Silvestre. Aqui está a lista das igrejas que o Imperador Constantino mandou construir ou melhorar e que dotou de munificência real: a Basílica Constantiniana ou Lateranense, o Batistério Constantiniano, São Pedro do Vaticano, São Paulo Fora dos Muros, São Lourenço Fora dos Muros, Santa Inês Fora dos Muros, Santos Pedro e Marcelino, a igreja do título Equitius, atualmente chamada de Santos Silvestre e Martinho, e, fora de Roma, as igrejas de Óstia Tiberina, Albano, Cápua e Nápoles.

PRESCRIÇÕES CANÔNICAS E LITÚRGICAS

Ao glorioso Papa São Silvestre devemos o esplêndido e público florescimento da Liturgia cristã, já exuberante, é verdade, mas escondida nas trevas das catacumbas. Por isso, alguns autores chegaram a atribuir-lhe muitos decretos que nada mais são do que uma repetição ou codificação do que já era utilizado na Igreja. Citaremos alguns: Somente o bispo poderá preparar o santo Crisma e utilizá-lo para confirmar os batizados. Os diáconos usarão dalmática e manípulo no serviço do altar. É proibido o uso de seda ou tecido colorido para o santo sacrifício da Missa; deve-se usar pano de linho, porque Nosso Senhor foi envolto e sepultado nesse tipo de pano. Que nenhum leigo tenha a audácia de se apresentar como acusador de um clérigo; e que nenhum clérigo seja convocado perante um tribunal secular para ser julgado. Os dias da semana, exceto domingo e sábado, serão chamados de “feiras”.

São Silvestre determinou o tempo que deveria decorrer entre a recepção de uma Ordem e a de outra Ordem superior. Vinte anos para o leitor, trinta dias para o exorcista, cinco anos para o acólito, cinco anos para o subdiácono, dez anos para o guardião dos mártires, sete anos para o diácono e três para o sacerdócio.

O CONSELHO DE NICEIA

Foi o primeiro Concílio geral realizado na Igreja. O Papa São Silvestre convocou-o no ano 325 e o Imperador Constantino compareceu. Devido à sua idade avançada, o Papa não pôde presidi-lo, e delegou-o ao grande Osio, bispo de Córdoba, e aos sacerdotes romanos Vito e Vicêncio.

Três questões principais, embora de importância desigual, foram levantadas nas discussões conciliares. Em primeiro lugar, a heresia ariana. Um jovem diácono, Santo Atanásio, confundiu vitoriosamente o ímpio Ário que negava a divindade de Jesus Cristo. O Concílio de Nicéia formulou o Símbolo ou Credo contra esta heresia que, exceto por um ligeiro acréscimo posterior (381) relativo ao Espírito Santo, é aquele cantado hoje pela Igreja nas Missas e festas dominicais. A segunda questão abordada no Concílio foi o cisma causado no Egito por Melécio de Nicópolis, e a terceira, a unificação da data para celebrar a Páscoa.

A reunião daquele primeiro Concílio ecumênico, do qual participaram 318 Padres, foi talvez o acontecimento mais glorioso do pontificado de São Silvestre I, e a sua data foi uma das mais dignas de comemoração na Igreja Católica. É por isso que o seu décimo sexto centenário foi celebrado em Roma com grande solenidade em 1925, sob o pontificado de Pio XI.

MORTE E VENERAÇÃO

São Silvestre morreu em 31 de dezembro de 335, após um pontificado de vinte e um anos e onze meses. Foi sepultado no cemitério de Priscila, na Via Salária, numa basílica formada pelo encontro de outros dois menores e onde foi sepultado o Papa São Marcelo. Este templo, anterior a São Silvestre, posteriormente recebeu o seu nome.

Nas escavações realizadas em 1890, acredita-se que suas ruínas tenham sido encontradas. Em 1907, o arqueólogo Marucchi demonstrou que, na verdade, se tratava da mesma basílica. Reconstruída sobre os seus alicerces primitivos, foi inaugurada em 31 de dezembro do mesmo ano, durante o pontificado de Pio X.

A veneração de São Silvestre por parte da Igreja fica bem demonstrada pelo fato de o ter incluído, juntamente com São Gregório Magno, na Ladainha dos Santos, e porque, além disso, embora a sua festa caia na oitava do Natal, é celebrada com duplo rito de São Pio V.

São Paulo I transferiu os restos mortais deste santo Pontífice para a igreja de São Silvestre in cápite, e a glória daquele túmulo logo eclipsou a memória de São Dionísio em cuja homenagem foi construído. Diz-se que em 753 Estêvão II concedeu o corpo de São Silvestre ao abade de Nonantulo, mas o mais provável é que apenas lhe tenha dado algumas relíquias. Os gregos celebram esta festa imediatamente após a circuncisão, no dia 2 de janeiro.

(EDELVIVES, El Santo de cada dia: volume 11-12, ano 1946, pp. 613-521)

[1] Na verdade, o primeiro dos imperadores romanos que era cristão ainda era catecúmeno quando estava no leito de morte e foi então, dezoito meses após a morte de São Silvestre, que um bispo amaniano o batizou em Nicomédia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *