Oratório São José

SÃO JOSÉ MARIA TOMASI (03/01)

Santo do dia

0:00

SÃO JOSÉ MARIA TOMASI

CARDEAL DA SANTA IGREJA ROMANA (1713)

“O príncipe dos liturgistas”

Com a beatificação do Cardeal José María Tomasi, a Igreja parece ter ratificado o princípio de que a santidade não está em conflito com a ciência, nem com um espírito crítico inteligente, nem com a independência de julgamento. Uma grande autoridade moderna, Edmund Bishop, chamou o Bem-aventurado José Tomasi de “o príncipe dos liturgistas” e, nesse ponto, os anglicanos o respeitam quase tanto quanto os católicos. No entanto, as suas tarefas literárias não o impediram de praticar a virtude heróica e a observância mais meticulosa de uma regra religiosa muito estrita.

Origem – Nasceu em Alicata, Sicília, em 12 de setembro de 1649. Seu pai possuía, além de outros títulos, os de Duque de Palermo e Príncipe de Lampedusa; o nome de sua mãe era Rosalía de Traino. As quatro irmãs mais velhas de José Maria tomaram o véu no mosteiro beneditino de Palma, fundado pelo pai. Uma delas, Isabel, que na religião adotou o nome de Maria Crucificada e foi a grande confidente do cardeal, talvez um dia seja beatificada. A educação de José Maria foi esmerada e desde muito jovem distinguiu-se pelo conhecimento do grego. A música sacra era um de seus grandes interesses.

Vocação – Ainda antes de completar quinze anos, o superior geral dos teatinos ficou surpreso com sua extraordinária habilidade nessa arte. Na mesma época, José Maria começou a sentir um claro chamado à vida religiosa, que resultou num amor crescente pela oração e pelo retiro, bem como no desapego das coisas do mundo. Mas muitos obstáculos impediram seus planos, além do desejo de seu pai de vê-lo assumir um cargo na corte. A mãe de José Maria já havia entrado no convento como oblata ou terciária, e seu pai estava decidido a fazer o mesmo, deixando a administração de todos os seus bens nas mãos do jovem. Porém, convencido da vocação de José Maria, acabou por deixá-lo sair. A escolha do jovem recaiu sobre a Ordem dos Teatinos, na qual seu tio, Don Carlo, levou uma vida de extraordinária santidade. Finalmente, a sua vocação foi definitivamente confirmada, devido a um sermão que ouviu e, em 1664, ingressou no noviciado de Palermo.

Como tinha uma constituição delicada, os seus superiores enviaram-no para descansar em Palma depois da profissão. Naquela cidade foi a edificação de todos. Mais tarde foi para Messina para continuar os estudos de grego; depois para Roma e, finalmente, para as universidades de Ferrara e Modena. Entre os documentos de seu processo de beatificação está uma carta do bispo de Pozzuoli, Dom Cavalcante, na qual fala da grande virtude, da humildade e do amor ao silêncio do jovem religioso.

Profecia de sua irmã – Alguns anos depois, Maria Crucificada profetizou que seu irmão seria cardeal. Na hora de fazer a previsão, ele lembrou que o cavalo continua sendo um cavalo, por mais bem aproveitado que seja. Em 1673, aos vinte e quatro anos, José María foi chamado a Roma. Maria Crucificada escreveu-lhe uma carta para encorajá-lo; nela ela pedia-lhe que não hesitasse diante do sacerdócio, mas que tornasse sua alma macia como cera para receber o selo indelével. “Dou-lhe um livro de Cristo crucificado”, disse-lhe ela, “leia-o com frequência, porque o seu nome está inscrito nele”.

Depois de uma séria preparação para receber as ordens sagradas, José Maria celebrou as três Missas de Natal em San Silvestre, cidade onde viveria durante quarenta anos consecutivos, exceto uma curta viagem a Loreto, existência comum da sua ordem. Em Roma já o consideravam um santo.

Provações – Contudo, José Maria, como todos os escolhidos de Deus, passou por terríveis desolações e outras amargas provações interiores. Em 1675 ele escreveu a Maria Crucificada, implorando-lhe que rezasse por ele. Em resposta, a sua irmã exortou-o à paciência e à humildade na aceitação da cruz, que a mão paterna de Deus colocou sobre os seus ombros, e confessou que a ela mesma não faltaram provas interiores. José Maria respondeu por sua vez que o tempo dos martírios sangrentos já havia passado e que Deus se agradava dos martírios ocultos, conhecidos apenas por Ele. Mas dos seus sofrimentos aprendeu uma lição: era preciso confiar sempre em Deus. Naqueles dias, José Maria atravessava um período de escrúpulos tão violentos que não conseguia confessar nem pregar.

Conversão de um judeu – A vida de José Maria, dedicada à oração e ao estudo, foi quase a de um eremita. A área de sua especialidade era a filosofia grega, a Sagrada Escritura e o Breviário, para os quais necessitava de um profundo conhecimento das línguas orientais. Graças às orações de José Maria e de suas irmãs, seu professor de hebraico, Rabino Moisés de Cave, converteu-se do judaísmo em 1698, aos setenta anos e depois de ter resistido por muito tempo.

Obras literárias – O primeiro livro que José Maria publicou foi uma edição do “Speculum” de Santo Agostinho. Em 1680 surgiram os “Codices Sacramentorum”, compostos por quatro textos das liturgias mais antigas que José Maria teve oportunidade de conhecer. No século 16, os calvinistas roubaram esses preciosos textos da Abadia de Fleury. Graças, sobretudo, ao pedido da rainha Cristina da Suécia, reuniram-se em Roma. A obra de Tommasi tornou-se famosa e Mabillon transcreveu grande parte dela em sua “Liturgia Gallicana”. Nosso Bem-aventurado publicou modestamente seu “Psalterium” sob o pseudônimo de Giuseppe Caro. Foi um livro de alta erudição, no qual fez críticas científicas às duas mais importantes traduções dos salmos e abriu um amplo campo de pesquisa para os liturgistas.

Escreveu também toda uma série de tratados do mesmo tipo, especialmente sobre o “Antiphonarium”, nos quais demonstrou a sua erudição e piedade. O seu trabalho sobre os salmos atraiu a atenção das ordens religiosas do Papa Inocêncio e, pelo seu zelo e santidade, impressionou todos ao seu redor.

Cumprimento da profecia de sua irmã – Como confessor do Cardeal Albani, forçou o seu penitente, sob pecado grave, a aceitar o papado em 1700. Pouco depois, Clemente XI insistiu em elevar o Teatino ao cardinalato, dizendo: “Tommasi l’ha fatto a Noi, e Noi lo faremo a lui” (Tomasi fez isso conosco, e nós faremos isso com ele). Tomasi recusou-se a aceitar o cardinalato e passou um dia inteiro discutindo com os altos dignitários da Igreja. Numa carta de agradecimento ao Papa, afirmou: “Desejo expor a Vossa Santidade todos os obstáculos e impedimentos, os meus pecados graves, as minhas paixões mal controladas, a minha ignorância e falta de capacidade, e o voto que fiz de não aceitar qualquer dignidade; tudo isso me obriga a implorar a Vossa Santidade permissão para recusar esta honra”.

A carta foi lida à Congregação do Santo Ofício, que nomeou o Cardeal Ferrari, como representante do Papa, para informar Tomasi que o Cardeal Albani apresentou os mesmos argumentos para não aceitar a dignidade pontifícia e que, no entanto, o obrigou para aceitá-la. Finalmente convencido de que esta era a vontade de Deus, Tomasi submeteu-se com estas palavras: “Em suma, o fardo durará apenas alguns meses”. Em seguida, foi receber o chapéu vermelho das mãos de Sua Santidade. Numa carta a Maria Crucificada, na qual lhe pedia apoio nas suas orações, lembrou-se de Saul, que caiu sendo profeta, e de Judas, o apóstolo traidor.

Pobreza e simplicidade – O novo cardeal continuou a sua vida normal. Ele frequentava o coro com seus irmãos e evitava ao máximo exibições pomposas. Entre os seus servos, que se vestiam com vestes pobres, estava um ex-mendigo convertido do judaísmo. A comida servida em casa era muito frugal e ele próprio comia tão pouco que o médico teve de expressar a sua desaprovação. Como cardeal, tomou o título de San Martino ai Monti para lembrar que havia saído da casa paterna para abraçar a vida religiosa no dia de São Martinho e também porque tal havia sido o título de São Carlos Borromeu, seu grande modelo.

A necessidade de viver perto da sua igreja obrigou-o a trocar o seu convento pelo dos Carmelitas, a cujos cultos frequentava frequentemente, como qualquer outro monge. Pessoas vinham de todos os bairros de Roma para assistir à sua Missa, na qual apenas eram permitidos cantos simples e acompanhamento de órgão. No catecismo dominical, ele se encarregou de instruir pessoalmente os pequenos, ensinando-os a cantar hinos religiosos. Devido a extrema frouxidão moral da época, o santo, com a aprovação do Papa e seguindo o exemplo de São Carlos Borromeu, impôs a separação dos sexos no interior da igreja e a proximidade do altar. Isto levantou uma violenta tempestade contra ele, mas ele permaneceu inflexível.

Virtude e santidade – O Bem-aventurado José Maria vivia absorto em Deus, a ponto de perder frequentemente a consciência de onde estava. Aqueles que o ajudavam na Missa testemunhavam as graças extraordinárias que recebia, e várias vezes foi surpreendido em êxtase diante do Santíssimo Sacramento ou diante do seu crucifixo.

A sua caridade manifestava-se nas esmolas que generosamente distribuía e na ajuda que prestava a todos os necessitados. Seu amor pelas criaturas de Deus não suportava nem mesmo ver os passarinhos famintos. Os pobres e necessitados aglomeravam-se às portas da sua casa e atacavam-no assim que ele saia, como tinham feito na Palestina com o seu Mestre. Sua humildade chegou ao exagero; seu tio, Don Carlo, certa vez o repreendeu por se considerar um idiota infeliz, dizendo-lhe que humildade não deveria ser confundida com abjeção.

Numa carta a Maria Crucificada, ele se autodenominava “triste”, isto é, um canalha, ao que ela gentilmente respondeu que seria obrigada a interromper a correspondência com um homem de tão baixa posição. Também nos é conhecida a paciência com que suportou a sua saúde debilitada, as suas severas mortificações físicas e a sabedoria dos conselhos que deu a quem vinha em busca de ajuda.

Anunciou a própria morte – Mais de uma vez previu a sua própria morte, e quando o Papa Clemente adoeceu em dezembro de 1712, o cardeal observou: “O Papa vai se recuperar; eu vou morrer”. Para ser sepultado, escolheu a cripta da sua igreja, onde foi pela última vez, no dia de São Tomás, para cantar Completas com os monges. Terminados os ofícios, esclareceu ao prior os detalhes finais das esmolas que deveriam ser distribuídas aos pobres e recomendou-lhe que fizesse um abastecimento de carvão para o inverno, visto que se previa um tempo especialmente frio.

Embora já estivesse muito doente, quis assistir às Missas de Natal em São Pedro e celebrou as três Missas na sua capela privada. O frio o fez sofrer terrivelmente; seu estômago não aguentava comida e a única coisa que ele conseguia fazer era sentar perto da lareira. Dois dias depois, ele teve que ficar na cama. Ouvindo as lamentações dos membros de sua família e dos pobres que estavam no térreo, lhes enviou uma mensagem. Que ele teve o cuidado de pedir ao Papa que cuidasse deles. Quando seu confessor pronunciou o nome de Jesus, ele voltou do coma em que havia entrado.

Santa morte – Quando sentiu que chegara a hora, ele mesmo deu ordem para iniciar as orações pelos moribundos. Pouco antes de sua morte, recebeu o Viático e, assim confortado pelo Senhor que tanto amou durante sua vida, chegou às portas do céu em 19 de janeiro de 1713. Ainda antes de morrer, os enfermos obtinham a saúde tocando suas vestes e, após sua morte, os milagres se multiplicaram no local onde seu corpo repousava. José María Tomasi foi beatificado em 1803.[1]

(BUTLER Alban de, Vida de los Santos: vol. IV, ano 1965, pp. 12-17)

[1] O Papa João Paulo II o canonizou no dia 12 de outubro de 1986. Sua festa já foi em 1º de janeiro, mas agora é em 3 de janeiro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *