Oratório São José

SÃO FRANCISCO DE SALES (29/01)

Santo do dia

0:00

SÃO FRANCISCO DE SALES, Bispo e Confessor – 3ª classe

São Francisco nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. No dia seguinte, foi batizado na igreja paroquial de Thorens, com o nome de Francisco Boaventura. São Francisco de Assis seria seu padroeiro durante toda a sua vida. O quarto onde nasceu São Francisco de Sales chamava-se “Quarto de São Francisco”, porque havia uma imagem do “Pobrezinho” pregando aos pássaros e peixes. Francisco de Sales era muito frágil e delicado nos primeiros anos, devido ao seu nascimento prematuro; mas, graças aos cuidados que teve com a sua saúde, foi-se fortalecendo ao longo dos anos, de modo que, embora nunca tenha sido robusto, conseguiu demonstrar atividade energética durante a sua vida.

A mãe do santo cuidou de sua educação, auxiliada pelo Padre Déage, que foi tutor de Francisco e o acompanhou em todas as viagens de seus primeiros anos. Durante a infância distinguiu-se pela obediência e sentido de responsabilidade, parecendo ter sido um grande amante da leitura. Aos oito anos ingressou na escola de Annecy, onde fez a primeira comunhão. Na igreja de Santo Domingo (atual San Mauricio), recebeu a confirmação e, um ano depois, a tonsura. Um grande desejo de consagrar-se a Deus consumiu o jovem, que nele havia fixado a realização do seu ideal; mas seu pai (que adotou o nome de Boisy ao se casar) destinou seu filho primogênito a uma carreira secular, sem se preocupar com suas inclinações.

Aos catorze anos, Francisco foi estudar na Universidade de Paris que, com os seus cinquenta e quatro colégios, era um dos grandes centros educativos da época. O seu pai mandou-o para o Colégio de Navarra, para onde iam os filhos das famílias nobres de Sabóia; mas Francisco, que temia pela sua vocação, obteve o seu consentimento para deixá-lo ir para o Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas e conhecido pela piedade e pelo amor à ciência que nele reinavam. Acompanhado pelo Padre Déage, Francisco instalou-se no Hotel White Rose, na rua St. Jacques, a poucos passos do Colégio de Clermont. Ele logo se destacou na retórica e na filosofia; mais tarde, dedicou-se apaixonadamente ao estudo da teologia. Para agradar ao pai, também fez aulas de equitação, dança e esgrima, mas sem se esforçar muito.

A cada dia estava mais determinado a consagrar-se a Deus e acabou fazendo voto de castidade perpétua, colocando-se sob a proteção da Santíssima Virgem. Mas isso não significava que lhe faltassem provas. Por volta dos dezoito anos, uma agonizante tentação de desespero o assaltou. O amor de Deus sempre foi o mais importante para ele, e ele teve a impressão de que havia perdido a graça divina e estava destinado a odiar eternamente a Deus junto com os condenados. Essa obsessão o assombrava dia e noite, e sua saúde começou a piorar.

Finalmente, um heróico ato de amor de Deus o salvou da tentação: “Senhor”, exclamou o santo, “fazei com que eu nunca blasfeme o Vosso Nome, mesmo que eu não esteja predestinado a ver-Vos no Céu! Como no outro mundo, no inferno, os condenados não Vos louvam, concedei-me que, pelo menos nesta vida, eu Vos ame com todas as minhas forças!” Imediatamente depois, enquanto ainda estava ajoelhado diante da sua imagem preferida de Nossa Senhora, na igreja de St. Etienne des Gres, recitando humildemente o “Lembrai-Vos”, o medo e o desespero desapareceram e uma grande paz invadiu a sua alma. Esta provação ensinou-o a compreender e tratar com bondade aqueles que sofriam tentações e dificuldades espirituais.

Aos vinte e quatro anos, Francisco obteve o doutorado em direito em Pádua e foi reunir-se com a família no castelo de Thuille, às margens do lago Annecy. Lá ele levou durante dezoito meses, pelo menos aparentemente, a vida comum de um jovem da nobreza. O pai de Francisco desejava muito que o filho se casasse o mais rápido possível e escolheu para ele uma moça encantadora, herdeira de uma das famílias locais. Porém, o tratamento cortês, mas distante de Francisco logo fez com que a jovem entendesse que ele não estava disposto a seguir os desejos do pai.

O santo recusou, pelo mesmo motivo, a dignidade de membro do Senado que lhe fora proposta, apesar da sua juventude. Até então, Francisco apenas transmitiu à sua mãe, ao seu primo Luís de Sales e a alguns amigos próximos o seu desejo de consagrar-se ao serviço de Deus. Mas chegara a hora de conversar sobre isso com o pai. O Sr. de Boisy lamentou que seu filho se recusasse a aceitar o cargo no Senado e que não quisesse se casar, mas isso não o fez suspeitar, nem por um momento, que Francisco estava pensando em se tornar padre. A morte do decano do capítulo de Genebra fez com que o cônego Luís de Sales pensasse na possibilidade de nomear Francisco para substituí-lo, o que tornaria o golpe menos duro para o pai do santo.

Com a ajuda de Cláudio de Granier, bispo de Genebra, mas sem consultar nenhum membro da família, o cônego explicou o assunto ao Papa, que deveria fazer a nomeação e, por correio, chegou a resposta do Sumo Pontífice dando a Francisco a posição. Ficou muito surpreendido com a dignidade com que o Papa o distinguiu, mas resignou-se a aceitar aquela honra que não procurava, na esperança de que o seu pai concordasse assim mais facilmente com a sua ordenação.

Mas o Sr. de Boisy era um homem muito determinado, com o princípio de que os seus filhos deviam obediência absoluta aos seus desejos, e Francisco teve que recorrer a toda a sua paciência respeitosa e ao seu poder de persuasão para convencê-lo de que deveria ceder. Finalmente vestiu a batina no mesmo dia em que obteve o consentimento do pai e foi ordenado sacerdote seis meses depois, em 18 de dezembro de 1593.

A partir desse momento, dedicou-se ao cumprimento das suas novas funções com um zelo que nunca vacilou. Exerceu ministérios sacerdotais entre os pobres, com especial carinho; seus penitentes favoritos eram os de origem humilde. A sua pregação não se limitou apenas a Annecy, mas a muitas outras cidades. Falava com palavras tão simples que os seus ouvintes ouviam com deleite, pois os seus sermões não continham toda aquela ornamentação de citações gregas e latinas tão comuns naqueles tempos, apesar de Francisco ser doutor. Mas Deus destinou o santo a empreender, em breve, um trabalho muito mais difícil.

As condições religiosas dos habitantes de Chablais, na costa sul do Lago Genebra, eram deploráveis ​​devido aos constantes ataques dos exércitos protestantes, e o duque de Sabóia implorou ao bispo Cláudio de Granier que enviasse alguns missionários para evangelizar novamente a cidade. O bispo enviou um padre a Thonon, capital de Chablais; mas suas tentativas falharam. O enviado teve que se retirar muito em breve.

Em seguida, o bispo apresentou o assunto à consideração do seu capítulo, sem esconder as dificuldades e os perigos. De todos os presentes, o reitor foi quem melhor compreendeu a gravidade do problema, e ofereceu-se para realizar este árduo trabalho, dizendo simplesmente: “Senhor, se acha que posso ser útil nessa missão, dê-me a ordem ir, que estou pronto a obedecer e me considerarei feliz por ter sido escolhido para isso”. O bispo aceitou imediatamente, para grande alegria de Francisco. Mas o Sr. de Boisy viu as coisas de forma diferente e foi para Annecy para prevenir o que chamou de “uma espécie de loucura”. Segundo ele, a missão equivalia a mandar seu filho à morte. Ajoelhando-se aos pés do bispo, disse: “Senhor, permiti que meu primogênito, a esperança de minha casa, da minha idade avançada e da minha vida, consagrar-se ao serviço da Igreja; mas quero que ele seja um confessor e não um mártir.” Quando o bispo, impressionado pela dor e pelos apelos do seu amigo, estava pronto a ceder, o próprio Francisco implorou-lhe que permanecesse firme: “Vais me tornar indigno do Reino dos Céus?”, ele perguntou: “Já coloquei a mão no arado, não me faça voltar atrás”.

O bispo usou todos os argumentos possíveis para dissuadir o Sr. De Boisy, mas despediu-se com as seguintes palavras: “Não quero me opor à vontade de Deus, mas também não quero ser o assassino do meu filho, permitindo a sua participação nesta louca empresa: que Deus faça o que a sua Providência dita, mas eu nunca autorizarei esta missão.” Francisco teve que empreender a viagem, sem a bênção do pai, em 14 de setembro de 1594, dia da Santa Cruz. Partiu a pé, acompanhado apenas por seu primo, o cônego Luís de Sales, para reconquistar Chablais.

O governador da província tinha-se fortalecido com um piquete de soldados no castelo de Allinges, onde os dois missionários conseguiram passar as noites para evitar surpresas desagradáveis. Em Thonon restavam apenas cerca de vinte católicos, que foram impedidos pelo medo de professar abertamente as suas crenças. Francisco contactou-os e exortou-os a perseverar com coragem. Os missionários pregavam todos os dias em Thonon e, aos poucos, espalharam suas forças pelas regiões vizinhas. O caminho para o castelo de Allinges, que eram obrigados a percorrer, apresentava muitas dificuldades e, principalmente no inverno, era perigoso.

Uma noite, Francisco foi atacado por lobos e teve que subir em uma árvore e ficar ali acordado para escapar com vida. Na manhã seguinte, alguns camponeses encontraram-no num estado tão lamentável que, se não o tivessem levado para sua casa para alimentá-lo e mantê-lo aquecido, o santo certamente teria morrido. Os bons camponeses eram calvinistas. Francisco agradeceu-lhes em termos tão cheios de caridade que se tornou amigo deles e logo os converteu ao catolicismo.

No mês de janeiro de 1595, um grupo de assassinos espreitou Francisco em duas ocasiões, mas o céu preservou a vida do santo de forma quase milagrosa. O tempo passou e o fruto do trabalho dos missionários foi muito escasso.

Por outro lado, o Sr. de Boisy enviava constantemente cartas ao filho, implorando-lhe e ordenando-lhe que abandonasse aquela missão desesperada. Francisco sempre respondeu que se o seu bispo não lhe desse uma ordem formal para regressar, ele não abandonaria a sua posição. O santo escreveu a um amigo de Evián nestes termos: “Estamos apenas no começo. Estou determinado a seguir em frente com coragem e a minha esperança contra toda esperança está colocada em Deus”.

São Francisco fez todos os esforços para tocar os corações e as mentes das pessoas. Para tanto, começou a escrever uma série de panfletos nos quais expunha a doutrina da Igreja e refutava a dos calvinistas. Aqueles escritos, escritos com todos os detalhes, que o santo tinha a cópia fiel à mão, para distribuir, formariam mais tarde o volume das “polêmicas”. Os originais ainda estão preservados no convento da Visitação de Annecy. Assim começou a carreira de escritor de São Francisco de Sales, que acrescentou a esta obra a proteção espiritual dos soldados da guarnição do castelo de Allinges, que eram católicos de nome e formavam uma tropa ignorante e dissoluta.

No verão de 1595, quando São Francisco se dirigia ao Monte Voiron para restaurar um oratório de Nossa Senhora, destruído pelos habitantes de Berna, uma multidão atacou-o, depois de o insultar, e maltratou-o. Aos poucos, a audiência de seus sermões em Thonon foi aumentando, enquanto os panfletos repercutiam no povo. Por outro lado, aquelas pessoas simples admiravam a paciência do santo nas dificuldades e nas perseguições, e estendiam-lhe a sua simpatia. O número de conversões começou a aumentar e um fluxo contínuo de apóstatas começou a reconciliar-se com a Igreja.

Quando Dom Granier foi visitar a missão, três ou quatro anos depois, eram visíveis os frutos da abnegação e do zelo de São Francisco de Sales. Muitos católicos saíram para receber o bispo, que pôde administrar um bom número de confirmações e até presidir a adoração de quarenta horas, que seria inconcebível alguns anos antes, em Thonon. São Francisco restabeleceu a fé católica na província e mereceu, com justiça, o título de “Apóstolo de Chablais”. Mario Besson, mais tarde bispo de Genebra, resumiu o trabalho apostólico do seu antecessor numa frase do próprio São Francisco de Sales a Santa Joana de Chantal: “Repeti muitas vezes que a melhor maneira de pregar contra os hereges é o amor, mesmo sem dizer uma única palavra de refutação contra suas doutrinas.”

O mesmo bispo Mons. Besson, cita o Cardeal du Perron: “Estou convencido de que, com a ajuda divina, a ciência que Deus me deu é suficiente para demonstrar que os hereges estão errados; mas se o que queres é convertê-los, leve-os ao bispo de Genebra, porque Deus lhe deu a graça de converter todos os que vêm a ele”.

Monsenhor de Granier, que sempre viu em Francisco um possível coadjutor e sucessor, pensou que era chegado o momento de pôr em prática os seus projetos. O santo a princípio recusou-se a aceitar, mas finalmente cedeu aos apelos de seu bispo, submetendo-se ao que considerou uma manifestação da vontade de Deus. Pouco depois, foi acometido por uma doença grave que o colocou entre a vida e a morte. Após a sua recuperação, foi para Roma, onde o Papa Clemente VIII, que tinha ouvido muitos elogios às virtudes e qualidades do jovem reitor, solicitou que fosse submetido a um exame na sua presença.

No dia marcado se reuniu com muitos teólogos e sábios. O mesmo Sumo Pontífice, assim como Barônio, Belarmino, o cardeal Federico Borromeo (primo de São Carlos) e outros, interrogaram ao santo sobre trinta e cinco pontos difíceis de teologia. São Francisco respondeu com simplicidade e modéstia, mas sem esconder o seu conhecimento. O Papa confirmou sua nomeação como coadjutor de Ginebra, e Francisco voltou à sua diocese, para trabalhar com perfeito afinco e energia como nunca.

Em 1602, ele foi para Paris, onde um pregador foi convidado à corte real, o que imediatamente resultou pequeno para a multidão que ouviu a palavra do santo, tão simples, tão conmovedora e tão valente. Enrique IV concebeu uma grande estima pelo coadjutor de Ginebra e tentou em vão detê-lo em França.

Anos mais tarde, quando São Francisco de Sales foi de novo para Paris, o rei redobrou suas instâncias; mas o jovem bispo se recusou a mudar de sua diocese na montanha, sua “pobre esposa”, como a chamava, pela importante diocese “esposa rica” que o rei lhe oferecia. Enrique IV exclamou: “O bispo de Ginebra tem todas as virtudes, sem uma única falha”.

Na morte de Claudio de Granier, falecido no outono de 1602, Francisco sucedeu no governo da diocese. Ele estabeleceu sua residência em Annecy, onde organizou sua casa com a economia mais estrita, e conquistou seus deveres pastorais com enorme generosidade e devoção. Além do trabalho administrativo, que levou até os menores detalhes do governo de sua diocese, o santo encontrou todo o tempo para predicar e confessar com zelo incansável. Organizou a aula de catecismo; ele mesmo se encaixou na instrução em Annecy, e fez isso em uma forma tão interessante e fervorosa, que as pessoas do lugar ainda recordavam, muitos anos depois de sua morte, “o catecismo do bispo”.

A generosidade e a caridade, a humildade e a clemência do santo eram inesgotáveis. Em seu trato com as almas sempre foi bondoso, sem cair na debilidade; mas sabia empregar a firmeza quando não bastava a bondade. Em seu maravilhoso “Tratado do amor de Deus”, escreveu: “A medida do amor é amar sem medida”. E soube viver suas palavras. Com sua abundante correspondência encorajou e orientou inúmeras pessoas que necessitavam de sua ajuda. Entre as que dirigia espiritualmente, Santa Joana Francisca de Chantal ocupa um local especial. Ela conheceu São Francisco em 1604, quando ele pregou um sermão sobre a Quaresma em Dijon.  A fundação da Congregação da Visitação, em 1610, foi resultado do encontro dos dois santos.

A “Introdução à Vida Devota” nasceu das anotações que o santo guardava das instruções e conselhos enviados à sua prima, Madame de Chamoisy, que se confiara à sua direção. São Francisco decidiu, em 1608, publicar estas notas, com alguns acréscimos. O livro foi recebido como uma das obras-primas do ascetismo e logo foi traduzido para vários idiomas. Em 1610, Francisco de Sales ficou triste por perder a mãe (seu pai havia morrido nove anos antes). O santo escreveu mais tarde a Santa Joana de Chantal: “Meu coração estava dilacerado e chorei por minha boa mãe como nunca havia chorado desde que me tornei padre”. São Francisco teve que sobreviver nove anos à sua mãe, nove anos de trabalho inesgotável.

Em 1622, o duque de Sabóia, que ia ver Luís XIII em Avinhão, convidou o santo para se juntar a eles naquela cidade. Movido pelo desejo de obter certos privilégios para a parte francesa da sua diocese, o bispo aceitou imediatamente o convite, embora tenha arriscado a sua saúde debilitada numa viagem tão longa, em pleno inverno. Mas parece que o santo sentiu que o seu fim se aproximava. Antes de deixar Annecy, ele colocou todos os seus negócios em ordem e partiu em viagem, como se não tivesse esperança de ver seu rebanho novamente. Em Avinhão fez todo o possível para levar a sua habitual vida de austeridade; mas as multidões aglomeravam-se para vê-lo e todas as comunidades religiosas queriam que o santo bispo lhes pregasse.

Na viagem de volta, São Francisco parou em Lyon, hospedando-se na casa do jardineiro do convento da Visitação. Embora estivesse muito cansado, passou um mês inteiro atendendo as freiras. Uma delas implorou-lhe que lhe dissesse que virtude ela deveria praticar especialmente; o santo escreveu numa folha de papel, em letras grandes: “Humildade”. Durante o Advento e o Natal, sob os rigores de um inverno rigoroso, continuou a sua viagem, pregando e administrando os sacramentos a quem o solicitasse.

No dia de São João, a paralisia se apoderou dele; mas recuperou a fala e o pleno conhecimento. Com admirável paciência, suportou as curas dolorosas que lhe foram administradas com a intenção de prolongar a sua vida, mas que apenas a encurtaram. Na cama, ele repetia: “Exspectans exspectavi Dominum et intendit mihi, et exaudivit preces meas, et eduxit me de lacu miseriae et de luto faecis – Coloquei toda a minha esperança no Senhor, e ele me ouviu e atendeu às minhas súplicas e me livrou do poço da miséria e do pântano da iniquidade”. No último momento, apertando a mão de um dos que o socorriam solicitamente, murmurou: “Advesperascit et inclinata est jam dies – Começa a escurecer e o dia vai recuando”. Sua última palavra foi o nome de Jesus. Enquanto os espectadores recitavam de joelhos as ladainhas dos moribundos, São Francisco morreu suavemente, aos cinquenta e seis anos.

A beatificação de São Francisco de Sales foi a primeira realizada com solenidade na Basílica de São Pedro, em Roma. A canonização ocorreu na mesma basílica, três anos depois. A festa do santo é celebrada no dia 29 de janeiro, dia da transferência dos seus restos mortais para o convento da Visitação de Annecy. Em 1877 foi declarado Doutor da Igreja e o Papa Pio XI nomeou-o patrono dos jornalistas.

Quando São Francisco morreu, um padre chamado Vicente de Paulo morava em Paris. O santo bispo confiou-lhe o cuidado do primeiro convento da Visitação. São Vicente dizia de São Francisco: “O servo de Deus conformou-se de tal maneira ao molde que Deus lhe havia estabelecido, que muitas vezes me perguntei com admiração como uma criatura poderia atingir um grau tão elevado de perfeição, dada a fragilidade de nossa natureza… Meditando em suas palavras, senti-me tão admirado que acredito que Francisco de Sales é o homem que mais fielmente reproduziu na terra o amor do Filho de Deus.”

Algumas pessoas, considerando que o santo era muito indulgente com os pecadores, uma vez lhe disseram isso com franqueza. O bispo respondeu: “Se houvesse uma virtude superior à bondade, Deus a teria ensinado a nós. Bem, Jesus Cristo nos exortou a nada mais do que sermos mansos e humildes de coração. Por que sois contrta a obedecer a ordem do meu Senhor? Quem melhor do que Deus pode nos mostrar o caminho neste momento?” A ternura de São Francisco manifestou-se especialmente para com os apóstatas e os pecadores.

Quando esses pródigos voltavam para a casa paterna, o santo os acolhia com a bondade de um pai, dizendo-lhes: “Deus e eu estamos dispostos a ajudá-los. Tudo o que vos peço é que não desespereis, do resto eu me encarrego.” Sua preocupação por eles também se estendia às suas dificuldades materiais, e ele lhes abria sua bolsa tanto quanto seu coração. Enquanto alguns murmuravam que isso encorajava os pecadores em seus maus hábitos, o santo respondeu: “Eles não fazem parte do meu rebanho? Ou o Senhor não derramou seu sangue por eles? Esses lobos serão transformados em mansos cordeiros e um dia valerão mais aos olhos de Deus do que todos nós. Se Deus não tivesse tido misericórdia de Saulo, São Paulo não existiria”.

(BUTLER Alban de, Vida de los Santos: vol. IV, ano 1965, pp. 198-204)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *