Oratório São José

BEATO URBANO V (19/12)

Santo do dia

0:00

BEATO URBANO V

PAPA (1310-1370)

Elogio necessário – O Pontificado, a mais independente de todas as instituições que existem na terra – como bem disse o Cardeal Pitra – encontra sempre e com oportunidade providencial o homem indispensável, exclusiva e completamente adequado para a obra de Deus.

É por isso que quando, no decurso do século XIV, ocorreu na Europa o declínio da fé e o relaxo geral dos costumes, um Pontífice, o grande Urbano V, renovou quase completamente a face do Ocidente enquanto os seus emissários semeavam a semente da fé até aos confins do Oriente.

Reformador prudente do clero e das ordens religiosas, é ao mesmo tempo um defensor destemido dos direitos e liberdades da Igreja e um ardente propagador do Evangelho nas terras dos infiéis.

Origem – Guilherme de Grimoardo – futuro Papa Urbano V – nasceu no castelo de Grisac, perto de Mende, no ano de 1310. Era filho do cavaleiro Guilherme de Grimoardo e de Anfelia de Montferrand, bons e piedosos esposos que viram a sua casa abençoada com o nascimento de vários filhos. Guilherme veio ao mundo já enfermo; mas, antes que as águas do batismo purificassem sua alma, seu corpo foi curado pelas orações de seu padrinho Santo Elzear ou Eleazar de Sabrán, um excelente cristão que, com sua jovem esposa, Santa Delfina, foi uma maravilha da virgindade no estado matrimonial.

Muito em breve Guilherme mostrou uma acentuada aversão ao entretenimento frívolo. Surpresa com tal comportamento, sua mãe às vezes lhe dizia: “Mas, meu filho, eu não te entendo”; e acrescentava, como boa cristã: “Em suma, basta que o Senhor te compreenda”.

Estudos – Na verdade, Deus tomou posse do coração da criança e gentilmente o trouxe para Si antes que o mundo o seduzisse. Já tinha doze anos quando os pais o enviaram para estudar em Montpeller, cuja universidade gozava de merecida fama no mundo intelectual da Idade Média. Dotado de uma inteligência clara, progrediu rapidamente nas ciências e na literatura, de modo que atraiu a atenção de seus professores e foi um digno imitador dos melhores alunos.

Isto não significa que o nosso jovem tenha perdido aquela simplicidade natural que demonstrou desde os primeiros anos. Nesta época em que os triunfos costumam causar muitas ruínas espiritualmente falando, Guilherme manteve um controle extraordinário sobre seu coração, de modo que mesmo em meio àquela juventude turbulenta, soube permanecer rígido em seus princípios morais e exibir uma conduta irrepreensível e uma atitude plenamente cristã.

Para prosseguir o ensino superior, teve que deixar Montpeller e mudar-se para Tolosa. O novo ambiente era ainda mais perigoso devido à grande diversidade de estudantes que chegavam de todos os países.

Forçado pelas circunstâncias a misturar-se com jovens libertinos, continuou apegado às suas boas práticas religiosas e ao seu habitual comportamento exemplar; graças ao qual ele conseguiu permanecer puro. Guilherme dedicou vários anos ao estudo do direito civil, ciência para a qual sentiu especial inclinação e que lhe abriu as portas aos principais cargos e dignidades.

O MONGE DE SÃO VICTOR

Início do discernimento – Os brilhantes resultados obtidos ofereceram-lhe um futuro lisonjeiro, especialmente numa época em que os homens sábios eram altamente considerados. A fortuna sorriu para ele e as honras o lisonjeavam; mas Deus deu-lhe a entender que a felicidade plena e a verdadeira sabedoria são encontradas na ciência e no amor divinos; e essa piedade sólida, nas palavras do ilustre Bacón, é “o aroma que os preserva da corrupção”. Após terminar os estudos, o jovem voltou para a casa do pai.

Vida religiosa – A poucas léguas de Mende e num ambiente encantador, os beneditinos fundaram o convento de Chirac, do qual era então prior Anglic, tio de Guilherme, a quem o nosso jovem confiou a direção dos primeiros passos da sua formação religiosa. Disposto como estava a seguir os impulsos da graça, não só se adaptou facilmente às práticas da vida religiosa, mas avançou rapidamente no caminho da santidade; seus biógrafos concordam em afirmar que sua regularidade e virtude eram extraordinárias.

Quando chegou a hora de fazer a profissão religiosa, os seus superiores enviaram-no para a famosa Abadia de São Vítor, em Marselha, um dos mais ilustres mosteiros beneditinos da época. Voltando a Chirac, recebeu as ordens menores e o sacerdócio.

Doutor – Contudo, a profissão religiosa, longe de esfriar seu ardor pelos estudos, serviu de estímulo, pois a eles se dedicou com novo vigor. Frequentou sucessivamente as universidades de Tolosa, Montpeller, Paris e Avignon, e formou-se doutor em direito canônico em 31 de outubro de 1342.

Entretanto, e sem que a data seja conhecida, passou do ramo beneditino de São Vítor para o de Cluny.

O jovem médico, encarregado de lecionar direito canônico nas mesmas universidades onde o estudou, tornou amigável o árido texto desta ciência graças aos encantos de sua eloquência natural. Logo se viu rodeado de discípulos, cada vez mais numerosos, atraídos pela fama do ilustre mestre, e que vinham de todos os lados à sua cátedra ansiosos por ouvi-lo e aproveitar suas lições e ensinamentos.

VIGÁRIO GERAL DE CLERMONT E LEGADO PONTIFÍCIO

A fama do novo doutor espalhou-se quando o bispo de Clermont lhe confiou, com a dignidade de vigário geral, a administração da diocese. Foi venerado por todos como servo de Deus e santo; justificou plenamente, pelo seu zelo e prudência, a estima e a simpatia do Prelado e conquistou o carinho e a admiração do povo com a sua caridade inesgotável pelos pobres e o ardor na distribuição do pão da palavra divina.

Alguns anos depois, Deus o chamou para funções superiores. Com efeito, o Papa Clemente VI confiou-lhe, em 13 de fevereiro de 1352, a abadia de Saint Germain de Auxerre, e pouco depois, em 26 de julho do mesmo ano, nomeou-o legado na Lombardia. Guilherme de Grimoardo cumpriu com sucesso a delicada e espinhosa missão que o Pontífice lhe confiou, regressando depois à sua abadia para continuar, entre sérios obstáculos, o trabalho de reforma que empreendeu.

O Papa Inocêncio VI, sucessor de Clemente VI, confiou-lhe também numerosas missões na Itália, cuja importância se compreenderá recordando o estado deplorável em que se encontrava então a Península Itálica.

ROMA E ITÁLIA NO SÉCULO XIV. OS PAPAS EM AVINHÃO

Contexto – A cidade de Roma era na época teatro e foco de tumultos populares; as contínuas sedições da Itália, não menos que os repetidos pedidos do rei da França, levaram Clemente V a transferir a corte romana para Avinhão, capital de um condado que então pertencia ao Sumo Pontífice (1309).

Infelizmente, consequências deploráveis ​​​​se seguiram a esta transferência, e o que foi inapropriadamente chamado de “o grande cisma do Ocidente”, que indiretamente teve sua origem após a eleição de Urbano VI, comprometeu, embora momentaneamente na opinião dos homens, a autoridade do Romano Pontífice, fonte de todo o poder na Igreja e cume da hierarquia. Mas, ao mesmo tempo, o povo romano, deixado à sua própria iniciativa devido às suas desordens, pôde ver pela sua própria experiência como é triste e doloroso para ele ser privado da presença e do governo do Papa.

Aventureiros famosos, como Nicolás Rienzi, e uma praga de tiranos subalternos, aproveitando-se da desordem social prevalecente, tomaram as rédeas do poder para tirar vantagem da situação caótica. A liberdade pessoal desapareceu completamente, então a segurança e a verdadeira civilização também tiveram que recuar. O choque de egoísmos entre os mais exaltados provocou uma série de conflitos internos, levando à ruína pública e ao desenfreamento de todas as paixões vis que costumam viver sob a proteção de tais circunstâncias. Aqueles que até então tinham sido indiferentes às exortações dos Papas finalmente compreenderam a sua culpa.

Importância de Guilherme – A missão que Guilherme recebeu como legado consistiu precisamente na restauração deste poder, fonte de paz e felicidade, e em preparar o regresso do Pontificado a Roma, lugar atribuído pela Providência. Foi nada menos que uma conquista, e para ter sucesso em uma tarefa tão difícil, era necessário um homem que combinasse em sua pessoa o sentimento de equidade e justiça, juntamente com uma energia e determinação invencíveis.

Em sua primeira visita às terras italianas, Guilherme encontrou aquele que seria seu braço direito e principal arquiteto da restauração do domínio papal; um amigo infalível. Este homem ilustre não era outro senão o famoso Cardeal Albornoz, ex-arcebispo de Toledo. Guilherme aproveitou a oportunidade que a sua missão lhe oferecia para conhecer as necessidades e os costumes das diversas populações da Península e envolver-se com elas. Terminado o seu ministério, Inocêncio VI nomeou-o, em 12 de agosto de 1361, abade de São Vítor de Marselha, cargo então vago devido à morte de Estêvão de Clapiers.

ELEITO PAPA

Morte do Papa – O piedoso beneditino dificilmente poderia desfrutar da tranquilidade monástica pela última vez, porque a Itália mais uma vez exigiu a sua presença. Nesta circunstância, Inocêncio VI confiou-lhe uma missão no reino de Nápoles. Chegando a Florença, o legado soube da morte do papa ancião, que acabara de sucumbir em Avinhão ao peso dos anos e das doenças; era 12 de setembro de 1362, o décimo do seu pontificado.

Eleição papal – O conclave reuniu-se, segundo o costume, em 27 de setembro de 1362, e a eleição recaiu, por unanimidade, sobre Guilherme de Grimoard. Chamaram-no para Avinhão; mas, temendo a resistência da sua humildade, mantiveram-lhe em segredo a eleição até à sua entrada em Marselha, onde chegou a 28 de outubro, mas não sem sérios esforços, porque uma inundação deixou a cidade como se estivesse sitiada. Declarou que carregava sobre os ombros o pesado fardo de servir os interesses da Igreja, e que doravante seria chamado de Urbano V, porque – nas suas palavras – os Papas que levaram esse nome sempre se distinguiram pela santidade de a vida deles.

O recém-eleito foi consagrado e coroado no dia 6 de novembro. O seu primeiro ato foi suprimir, por humildade, a brilhante procissão que depois de uma eleição papal se realizava em Avinhão para celebrar o novo Pontífice.

PELA UNIDADE DA IGREJA. PROJETO DA CRUZADA. AS MISSÕES

Unificador – Desejando favorecer, na medida das suas possibilidades, os esforços destinados a garantir a unidade da Igreja, o Papa ouviu benignamente o apelo do Imperador do Oriente João V Paleólogo, que, vendo o seu império reduzido a algumas províncias divididas, pediu ajuda ao chefe do cristianismo, prometendo, em vez disso, o retorno dos dissidentes gregos ao coração da Igreja Romana, uma união tentada várias vezes, mas sempre com resultados negativos.

Tentativo de cruzada – Em 1363, Urbano V pregou a Cruzada e entregou pessoalmente a cruz ao rei da França, João II, o Bom, e ao rei de Chipre, Pedro de Lusiñán. A morte de João II fez com que o projeto fosse abandonado.

No entanto, o rei de Chipre e o beato Pedro Tomás, um santo missionário, além de um bravo guerreiro e um diplomata habilidoso, à frente dos cavaleiros de Rodes e de outros bravos soldados, tomaram de assalto a capital do Egito; mas, em número muito pequeno para preservar a conquista, regressaram a Chipre, onde Peter Thomas, a alma da empresa, morreu no dia da Epifania em 1366, em consequência dos ferimentos que recebeu no Egito.

As Missões – Para compensar o fracasso de não ter conseguido o resgate do Santo Sepulcro, Urbano V encontrou todo o seu zelo na expansão da fé no Oriente. A Índia, a China, a Tartária, a Valáquia e a Lituânia viram renovadas as maravilhas dos tempos apostólicos durante o seu pontificado. Em outubro de 1369 teve a alegria inefável de reconciliar o imperador João Paleólogo com a Igreja Católica.

As nações cristãs do Ocidente consideravam o Papa como o seu Pai comum, e nas suas dissensões sempre encontraram nele o seu árbitro e juiz. Além disso, como guardião supremo da moralidade e da justiça, o Papa tem o direito de lembrar aos príncipes cristãos os deveres que têm para com os seus súditos, e de lembrá-los das suas obrigações recíprocas para com eles, e de lembrar a todos as suas obrigações para com eles. Os Pontífices da Idade Média exerceram esta atribuição mais de uma vez; e Urbano teve que fazê-lo mais de uma vez, como aconteceu no caso de Pedro, o Cruel, rei de Castela, cujas desordens escandalizaram o povo.

SANTIDADE, DISCIPLINA E MUNIFICÊNCIA

Do alto do trono pontifício, Urbano V pregou ao mundo inteiro com as maravilhas da sua vida íntima. Inimigo da ambição, contrário ao fausto, e estranho à vida suave e sensual, escondeu, sob a grandeza do Pontífice, a austeridade do monge. Ele manteve o título e o hábito para lembrar continuamente os primeiros compromissos que assumiu com Deus. “Não a mim, Senhor”, disse quando viu os monarcas prostrados a seus pés, “não a mim, mas a Ti é devida toda a glória”.

Ele reformou os abusos da corte papal e forçou os bispos a residirem nas suas respectivas dioceses. Foi rígido contra a imoralidade, o luxo e a usura que assolavam os pobres, e liberal com as igrejas, mosteiros e universidades, especialmente com os de Montpeller e os de Cracóvia e Viena, recentemente fundados. Construiu as catedrais de Montpeller e Mende e restaurou com carinho a famosa abadia de Monte Casino, na Itália.

RETORNO DO PONTIFICADO A ROMA

O sábio e prudente Cardeal Albornoz acabava de pacificar os Estados Papais e preparar o retorno do Papa; mas os outros cardeais, a maioria franceses, sentiram uma repugnância instintiva em expatriar, e Carlos V de França fez tudo o que pôde para reter o Papa. Urbano V, ignorando os conselheiros egoístas, superou os falsos interesses e cumpriu o seu dever com grande firmeza e resolução.

Albornoz recebeu ordens de preparar os palácios de Viterbo e do Vaticano para albergar o Sumo Pontífice, que, saindo definitivamente de Avignon a 1 de abril de 1367, embarcou em Marselha a 19 de maio e, escoltado por uma frota composta por vinte e três galeras, felizmente chegou a Corneto.

O cardeal espanhol saiu para recebê-lo, acompanhado por numerosos bispos e senhores; uma comissão de deputados romanos entregou-lhe, com as chaves do castelo de Santangelo, o governo da cidade. Mais longe, em Viterbo, onde chegou a procissão papal no dia 9 de junho, esperavam-no os embaixadores dos reinos cristãos que tinham vindo felicitá-lo pelo seu regresso; o Patriarca de Constantinopla, seguido de vários senhores, entre os quais o Conde Amadeus de Sabóia, tio materno do Imperador do Oriente, veio aumentar a imensa aglomeração de gente que vinha recebê-lo trazendo nas mãos ramos de oliveira, símbolos da paz. Três meses depois, no sábado, 16 de outubro, Urbano V entrou em Roma entre aclamações entusiásticas e aplausos do povo, e dirigiu-se diretamente ao túmulo dos santos Apóstolos.

RETORNO A AVINHÃO

Parecia que com a dolorosa experiência anterior, os responsáveis ​​pela saída da Sé Apostólica tinham entrado em juizo; o comportamento observado no início pelo povo em geral fez com que esperassem por este caminho, com o qual o santo Pontífice soube enfrentar com decisão o plano de governo que já tinha em grande parte preparado. Os acontecimentos subsequentes demonstrariam a pouca base para tal optimismo.

Restauração da Cidade – Com a saída momentânea do Papado, a cidade de Roma, abandonada a si mesma, foi perdendo os seus atrativos naturais. Prédios e igrejas, desolados, caíram em ruínas; duas famosas basílicas, a de São Paulo e a de São João de Latrão, veneráveis ​​monumentos de piedade dos primeiros séculos do cristianismo, ameaçavam afundar. Urbano reparou os dois templos, decorou-os ricamente e ofereceu ao Latrão dois magníficos relicários de prata destinados a receber as cabeças sagradas de São Pedro e São Paulo, descobertos por ele em 2 de março de 1368. Duas flores-de-lis adornadas com pedras, presente do rei Carlos V da França, destacam-se em cada busto.

Para dar trabalho ao povo, Urbano empreendeu a construção de vastos jardins atrás do Vaticano; neles plantou vinhas e árvores frutíferas de todos os países, empregando mil trabalhadores durante um inverno. Em 1369 canonizou, em São Pedro, seu padrinho São Eleazar de Sabrán.

Decide retornar a Avinhão – Infelizmente, os Estados Pontifícios foram presas altamente cobiçadas pelos inúmeros tiranos que governavam as cidades italianas, que enviavam secretamente emissários aos domínios do Papa com a tarefa de fomentar incansavelmente a revolução e alcançar, desta forma, um estado de insegurança latente que tornava impossível a vida do soberano legítimo. Por outro lado, acabava de eclodir a famosa guerra dos “duzentos anos” entre a Inglaterra e a França. A necessidade imperiosa de calma absoluta na administração da Igreja e a esperança de resolver o conflito anglo-francês induziram o Pontífice a voltar à França; foi assim que, amargurado pela tristeza, Urbano V decidiu abandonar Roma e tomar o caminho para Avinhão.

COMO MORRE UM PAPA

Morte em Avinhão – Sabendo a ilustre Santa Brígida do projeto que o Pontífice abrigava e obedecendo a uma revelação sobrenatural, tentou fazê-lo desistir de sua intenção; mas, acreditando o Papa não estar obrigado a seguir tal conselho, deixou a Itália em 5 de setembro de 1370; no dia 17 estava em Marselha e no dia 26 estava em Avinhão. Logo depois, enfermou inesperadamente e sentiu como se estivesse morrendo. Era dezembro de 1370, nono ano de seu pontificado.

Vendendo próximo o seu fim neste mundo, por humildade quis que fosse retirado do palácio apostólico e levado para casa a casa de seu irmão. Ali pediu que se abrissem as portas epermitissem livremente a circulação ao redor de seu leito para todas as pessoas que quisessem ver como morrem os Papas. Na quinta-feira, 19 de dezembro, morreu revestido do hábito beneditino.

Suas relíquias – O seu corpo, primeiro sepultado em Avinhão, foi posteriormente transportado para São Vítor em 1372. Numerosos e estupendos milagres ilustraram o seu túmulo e contribuíram para que os povos lhe tributassem solene culto. Fizeram-se ativos esforços junto a Clemente VII para obter sua canonização, e este Papa nomeou uma comissão oficial em 17 de abril de 1381; mas vários acontecimentos impediram o progresso da causa, e as coisas continuaram assim até que o Papa Pio IX confirmou aquele culto imemorial em 10 de março de 1870.

(EDELVIVES, El Santo de cada dia: volume 11-12, ano 1946, pp. 493-501)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *