Oratório São José

SÃO JOÃO BOSCO (31/01)

Santo do dia

0:00

SÃO JOÃO BOSCO, Confessor – 3ª classe

“Em sua vida, o sobrenatural tornou-se quase natural e o extraordinário, ordinário.” Estas foram as palavras que o Papa Pio XI disse sobre Dom Bosco.

João Melchior nasceu em 1815 e era o caçula dos filhos de um camponês piemontês. Seu pai morreu quando João tinha apenas dois anos. Sua mãe, uma mulher santa e trabalhadora, que teve que lutar muito para criar os filhos, cuidou de sua educação. Aos nove anos, um sonho que o menino não nunca se esqueceu, lhe revelou a sua vocação. Mais tarde, em todos os períodos críticos da sua vida, uma visão do céu sempre lhe mostrou o caminho que deveria seguir.

Nesse primeiro sonho, viu-se rodeado por uma multidão de crianças que brigavam entre si e blasfemavam; João Bosco tentou fazer a paz, primeiro com exortações e depois com os punhos. De repente, uma mulher misteriosa apareceu e lhe disse: “Não, não; é necessário conquistá-los pelo amor! Pegue seu cajado de pastor e guie suas ovelhas”. Quando a senhora pronunciou estas palavras, as crianças transformaram-se primeiro em feras ferozes e depois em ovelhas. O sonho terminou, mas a partir daquele momento João Bosco compreendeu que a sua vocação era ajudar as crianças pobres e imediatamente começou a ensinar o catecismo e a levar as crianças da sua cidade à igreja. Para conquistá-los, ele fazia todo tipo de acrobacias diante deles, nas quais se tornou muito habilidoso. Num domingo de manhã, um acrobata itinerante fez uma apresentação pública e as crianças não foram à igreja; João Bosco desafiou o acrobata em seu próprio terreno, venceu e foi vitorioso com os meninos à Missa.

Durante as semanas em que morou com uma tia que servia na casa de um padre, João Bosco aprendeu a ler. Tinha muita vontade de ser sacerdote, mas teve que superar inúmeras dificuldades antes de poder iniciar os estudos. Aos dezesseis anos entrou finalmente no seminário de Chieri e era tão pobre que teve que mendigar para conseguir o dinheiro e as roupas necessárias. O prefeito da cidade deu-lhe o chapéu, o padre o paletó, um dos paroquianos o casaco e a outro um par de sapatos. Depois de receber o diaconado, João Bosco foi para o seminário maior de Turim e ali começou, com a aprovação dos superiores, a reunir aos domingos um grupo de crianças e jovens abandonados da cidade.

São José Cafasso, pároco ligado ao Seminário Maior de Turim, confirmou João Bosco na sua vocação, explicando-lhe que Deus não queria que ele fosse para missões no estrangeiro: “Desfaça as suas coisas”, disse-lhe, “e continue seu trabalho com as crianças abandonadas. Isso e nada mais é o que Deus quer de ti”. O próprio Dom Cafasso o colocou em contato com os ricos que poderiam ajudá-lo com esmolas para seu trabalho, e lhe mostrou as prisões e favelas onde encontraria clientes suficientes para aproveitar as doações dos ricos.

O primeiro cargo que Dom Bosco ocupou foi o de capelão auxiliar num abrigo para meninas, fundado pela Marquesa de Barola, a mulher rica e caridosa que ajudou Silvio Pellico quando ele foi libertado da prisão. Aos domingos, Dom Bosco não tinha trabalho para cuidar dos filhos, aos quais dedicava o dia inteiro numa espécie de escola e centro recreativo, que chamava de “Oratório Festivo”. Mas logo a marquesa lhe negou permissão para reunir as crianças em seu terreno, porque elas fizeram barulho e destruíram as flores.

Durante um ano, Dom Bosco e seus filhos passaram de “Herodes a Pilatos”, porque ninguém queria aceitar aquele pequeno exército de mais de cem meninos rebeldes. Quando Dom Bosco finalmente conseguiu alugar um velho celeiro e tudo começou a ser colocado em ordem, a marquesa, que apesar da sua generosidade era uma espécie de autocrata, exigiu que ele escolhesse entre ficar com a sua tropa ou a sua posição no abrigo para meninas. O santo escolheu seus meninos.

Nesses momentos críticos, foi atingido por uma pneumonia, cujas complicações quase lhe custaram a vida. Assim que se recuperou, foi morar em alguns quartos miseráveis ​​do seu novo oratório, na companhia da mãe, e ali se dedicou, com toda a alma, a consolidar e expandir a sua obra. Deu forma completa a uma escola noturna, que havia inaugurado no ano anterior, e como o oratório estava lotado, abriu outros dois centros em outros tantos bairros de Turim. Na mesma época, ele começou a abrigar crianças abandonadas. Logo eram trinta ou quarenta meninos, a maioria aprendizes, que viviam com Dom Bosco e sua mãe no bairro Valdocco.

Os meninos chamavam a mãe de Dom Bosco de “Mama Margarita”. Mas Dom Bosco logo percebeu que todo o bem que fazia pelos seus filhos se perdia com as más influências externas e decidiu construir as suas próprias oficinas de aprendizagem. As duas primeiras: a dos sapateiros e a dos alfaiates, foram inauguradas em 1853.

O passo seguinte foi construir uma igreja, consagrada a São Francisco de Sales. Em seguida veio a construção de uma casa para a enorme família. O dinheiro não faltava, às vezes, por verdadeiro milagre. Dom Bosco distinguiu dois grupos entre os seus meninos: o dos aprendizes e o dos que deram sinais de uma possível vocação sacerdotal. No início frequentaram as escolas da cidade; mas com o tempo, quando os recursos foram suficientes, Dom Bosco instituiu cursos técnicos e cursos de primeiras letras no oratório. Em 1856 já existiam 150 internos, quatro oficinas, uma tipografia, quatro aulas de latim e dez padres. Os externos eram 500.

Com o seu extraordinário dom de simpatia e de leitura dos corações, Dom Bosco exerceu uma influência ilimitada sobre os seus filhos, para que pudesse governá-los com aparente indulgência e sem castigos, para grande escândalo dos educadores do seu tempo. Além deste trabalho, Dom Bosco se via assediado por pedidos para que pregasse, a fama da sua eloquência se espalhou enormemente devido aos milagres e curas realizadas pela intercessão do santo. Outra forma de atividade, que exerceu durante muitos anos, foi escrever livros de gosto popular, pois estava convencido da influência da leitura. Às vezes era uma obra de apologética, outras vezes um livro de história, educação ou uma série de leituras católicas.

Esse trabalho ocupou grande parte de sua noite e finalmente teve que desistir porque seus olhos começaram a enfraquecer. O maior problema de Dom Bosco, durante muito tempo, foi encontrar colaboradores. Muitos jovens sacerdotes entusiasmados ofereceram os seus serviços, mas acabaram por se cansar, ou porque não conseguiam dominar os métodos impostos por Dom Bosco, ou porque não tinham paciência para suportar as travessuras daquele grupo de rapazes pouco educados e muitas vezes cruéis, ou porque perdiam a cabeça ao ver que o santo se atirava na construção de escolas e oficinas, sem ter um centavo. Houve ainda alguns que ficaram chateados por Dom Bosco não ter convertido o oratório num clube político para propagar a causa da “Jovem Itália”. Em 1850, Dom Bosco ficou apenas com um colaborador e isso o decidiu a preparar, sozinho, os seus futuros colaboradores. Foi assim que São Domingos Sávio entrou no oratório, em 1854.

Por outro lado, Dom Bosco sempre cogitou a ideia, mais ou menos vaga, de fundar uma congregação religiosa. Depois de alguns contratempos, finalmente conseguiu formar um pequeno núcleo. “Na noite de 26 de janeiro de 1854 – escreve uma das testemunhas – nos encontramos no quarto de Dom Bosco. Cagliero, Rocchetti, Artiglia e Rúa também estiveram presentes. Chegamos à conclusão de que, com a ajuda de Deus, entraríamos num período de trabalho prático de caridade para ajudar o próximo. No final desse período, estaríamos livres para nos comprometermos com uma promessa, que mais tarde poderia ser transformada em voto”.

A partir daquela noite, todos aqueles que se dedicaram a esta forma de apostolado receberam o nome de Salesianos. Naturalmente, o nome veio do grande bispo de Genebra. O momento não parecia muito oportuno para fundar uma nova congregação, já que o Piemonte nunca tinha sido tão anticlerical como então. Os Jesuítas e as Senhoras do Sagrado Coração foram expulsos; muitos conventos foram suprimidos e, a cada dia, eram publicadas novas leis que restringiam os direitos das ordens religiosas. Contudo, foi o ministro Rattazzi, um dos que mais participaram na legislação, quem um dia exortou Dom Bosco a fundar uma congregação para perpetuar a sua obra e prometeu-lhe o seu apoio perante o rei.

Em dezembro de 1859, Dom Bosco e seus vinte e dois companheiros decidiram finalmente organizar a congregação, cujas regras haviam sido aprovadas por Pio IX. Mas a aprovação final só veio quinze anos depois, juntamente com a permissão de ordenação para os candidatos do momento. A nova congregação cresceu rapidamente: em 1863 eram trinta e nove salesianos; quando o fundador morreu, já eram 768, e hoje chegam a milhares e estão estabelecidos em todo o mundo.

Dom Bosco realizou um dos seus sonhos ao enviar os primeiros missionários à Patagônia. Aos poucos, os Salesianos se espalharam pela América do Sul. Quando São João Bosco morreu, a congregação tinha vinte e seis casas no Novo Mundo e trinta e oito na Europa. As instituições salesianas hoje incluem escolas primárias e secundárias, seminários, escolas para adultos, escolas técnicas e agrícolas, gráficas e livrarias, hospitais, etc. sem omitir as missões estrangeiras e o trabalho pastoral.

O passo seguinte de Dom Bosco foi a fundação de uma congregação feminina, encarregada de fazer pelas meninas o que os Salesianos faziam pelos meninos. A congregação foi inaugurada em 1872, com a tomada de hábito de vinte e sete jovens que o santo chamou de Filhas de Nossa Senhora Auxiliadora. A nova comunidade desenvolveu-se quase tão rapidamente quanto a anterior e empreendeu, além de outras atividades, a criação de escolas primárias na Itália, no Brasil, na Argentina e em outros países. Para completar a sua obra, Dom Bosco organizou os seus numerosos colaboradores estrangeiros numa espécie de ordem terceira, à qual deu o título de Colaboradores Salesianos. Eram homens e mulheres de todas as classes sociais, obrigados a ajudar de alguma forma os educadores salesianos.

O sonho ou visão que Dom Bosco teve na juventude marcou toda a sua atividade posterior com as crianças. Todo mundo sabe que para trabalhar com crianças é preciso amá-las; mas o importante é que esse amor se manifeste de uma forma que seja compreensível para elas. Agora, no caso de Dom Bosco, o amor era evidente, e foi esse amor que o ajudou a formar suas ideias sobre o castigo, numa época em que ninguém questionava as superstições mais grosseiras sobre esse ponto. Os métodos de Dom Bosco consistiam em desenvolver o sentido de responsabilidade, suprimir as ocasiões de desobediência, saber valorizar o esforço dos filhos e uma grande amizade.

Em 1877 ele escreveu: “Não me lembro de alguma vez ter usado um castigo em si. Pela graça de Deus, sempre consegui fazer com que as crianças observassem não apenas as regras, mas até mesmo os meus menores desejos”. Mas a esta qualidade acrescentava-se a perfeita consciência dos danos que o amor demasiado indulgente pode causar aos filhos, e isto é o que Dom Bosco repetia constantemente aos seus pais. Uma das imagens mais agradáveis ​​que o nome de Dom Bosco suscita é a das suas excursões dominicais ao bosque, com um bando de aves de rapina. O santo celebrava Missa em alguma igreja do interior, fazia refeição e brincava com as crianças do campo, dava-lhes aula de catecismo, e tudo terminava ao pôr do sol, com cantos de vésperas, porque Dom Bosco acreditava firmemente nos efeitos benéficos da boa música.

A história da vida de Dom Bosco ficaria truncada se não mencionássemos o seu trabalho como construtor de igrejas. A primeira que construiu era pequena e logo se tornou insuficiente para a congregação. O santo empreendeu então a construção de uma muito maior, que foi concluída em 1868. Seguiu-se uma grande basílica num dos bairros pobres de Turim, consagrada a São João Evangelista. O esforço para angariar os fundos necessários foi imenso; quando a basílica foi concluída, o santo estava sem dinheiro e muito cansado, mas a sua obra ainda não estava concluída.

Durante os últimos anos do pontificado de Pio IX, foi criado o projeto de construção de uma igreja do Sagrado Coração em Roma, e o Papa deu o dinheiro necessário para a compra do terreno. O sucessor de Pio IX mostrou-se tão interessado na obra como o seu antecessor, mas parecia impossível angariar fundos para a construção.

“É uma pena que não possamos avançar”, disse o Papa no final de um consistório. “A glória de Deus, a honra da Santa Sé e o bem espiritual de muitos fiéis estão envolvidos neste empreendimento. E não vejo como poderíamos levá-lo adiante”.

– “Posso sugerir uma maneira de fazer isso”, disse o cardeal Alimonda.

– “Qual?” – perguntou o Papa.

– “Confie o assunto a Dom Bosco”.

– “E Dom Bosco estaria disposto a aceitar?”

– “Eu o conheço bem”, – respondeu o cardeal; – “a simples manifestação do desejo de Vossa Santidade será uma ordem para ele”.

A tarefa foi proposta a Dom Bosco, que a aceitou imediatamente.

Quando não conseguiu mais obter recursos na Itália, mudou-se para a França, país onde nasceu a devoção ao Sagrado Coração. As pessoas o aclamavam em todos os lugares por sua santidade e por seus milagres e o dinheiro chovia. O futuro da construção da nova igreja já estava assegurado; mas quando se aproximava a data da consagração, Dom Bosco repetiu que, se demorasse muito, não estaria vivo para assisti-la. A consagração da igreja ocorreu em 14 de maio de 1887, e São João Bosco celebrou Missa ali pouco depois. Mas seus dias estavam chegando ao fim. Dois anos antes, os médicos tinham declarado que o santo estava completamente exausto e que a única solução era descansar; mas o descanso era desconhecido para Dom Bosco.

No final de 1887, as suas forças começaram a declinar rapidamente; a morte ocorreu em 31 de janeiro de 1888, quando o dia estava apenas começando, de modo que alguns autores escrevem, sem razão, que Dom Bosco morreu no dia seguinte à festa de São Francisco de Sales. Quarenta mil pessoas desfilaram diante do seu corpo na igreja, e o seu funeral foi uma espécie de marcha triunfal, porque toda a cidade de Turim saiu às ruas para homenagear Dom Bosco pela última vez. Sua canonização ocorreu em 1934.

 

(BUTLER Alban de, Vida de los Santos: vol. IV, ano 1965, pp. 209-213)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *