Oratório São José

Santo Tomás de Cantuária (29/12)

Santo do dia

0:00

Santo Tomás de Cantuária, Mártir – Comemoração

Bispo e Mártir

MÁRTIR DA LIBERDADE DA IGREJA

Um novo Mártir vem reivindicar o seu lugar junto ao berço do Menino Deus. Não pertence aos primeiros tempos da Igreja; seu nome não aparece nos livros do Novo Testamento, como os de Estêvão, João e os Meninos de Belém. Apesar disso, ocupa uma das primeiras posições naquela legião de Mártires que não para de crescer a cada século, e que prova a fertilidade da Igreja e a força imortal que o seu autor divino lhe comunicou. Este glorioso mártir não deu o seu sangue pela fé; não foi levado diante dos pagãos ou dos hereges, para confessar os dogmas revelados por Jesus Cristo e proclamados pela Igreja. Mãos cristãs o sacrificaram; sua sentença de morte foi proferida por um rei católico; ele foi abandonado e amaldiçoado por muitos de seus irmãos em sua própria terra. Bem, então, como ele foi um mártir? Como ele merecia a palma de Estêvão? Ele é um mártir da liberdade da Igreja.

SUA VOCAÇÃO AO MARTÍRIO

Na realidade, todos os fiéis são chamados à honra do martírio e a confessar os dogmas cuja iniciação receberam no batismo. Os direitos de que Cristo os adotou estendem-se até esse ponto. É verdade que este testemunho não é exigido de todos; mas todos devem estar dispostos a dá-lo, sob pena da mesma morte eterna da qual Cristo os redimiu. Com mais razão, este dever é imposto aos pastores da Igreja; é a garantia do ensinamento que pregam ao seu rebanho: e assim os arquivos da Igreja são preenchidos em todas as suas páginas com os nomes heróicos de inúmeros santos Bispos, que abnegadamente regaram com o seu sangue o campo que as suas mãos fertilizaram, dando à luz, desta forma, o mais alto grau possível de autoridade à sua palavra.

Mas, embora os simples fiéis sejam obrigados a pagar esta grande dívida de fé, mesmo com o derramamento do seu sangue; embora devam confessar, mesmo à custa de todos os tipos de perigos, os laços sagrados que os unem à Igreja, e através dela a Jesus Cristo, os pastores têm também outro dever a cumprir, o de defender a liberdade da Igreja. Esta frase Liberdade da Igreja soa mal aos ouvidos dos políticos. Eles imediatamente veem nela o anúncio de uma conspiração; o mundo, por sua vez, encontra aí um motivo de escândalo e repete estas palavras enfáticas: ambição sacerdotal; as pessoas tímidas começam a tremer e dizem que enquanto a fé não for atacada não há nada em perigo. Apesar de tudo isto, a Igreja coloca nos altares, e coloca na companhia de Santo Estêvão, de São João e dos Santos Inocentes, este Arcebispo inglês do século XII, decapitado na sua Catedral por ter defendido os direitos públicos do sacerdócio. A Igreja agrada-se com esta bela frase de Santo Anselmo, um dos antecessores de Santo Tomás: Deus não ama nada tanto neste mundo como a liberdade da sua Igreja; e a Santa Sé, tanto no século XIX como no século XII, exclama pela boca de Pio VIII como pela boca de São Gregório VII: “A Igreja, Esposa Imaculada do Cordeiro Imaculado, é LIVRE por intuição divina, e não está sujeito a nenhum poder terreno.”[1]

A LIBERDADE DA IGREJA

Ora, esta sagrada liberdade consiste na completa independência da Igreja de todo poder secular, no ministério da palavra divina, que deve poder pregar, como diz o Apóstolo, a tempo e fora de tempo, e a todos os tipos. de pessoas, sem distinção de nações, raças, idade ou sexo; liberdade na administração dos Sacramentos, aos quais deve chamar todos os homens sem exceção, para salvá-los a todos: liberdade na prática dos preceitos e também dos conselhos evangélicos sem qualquer intervenção estranha; nas suas relações, livres de todos os obstáculos, com os vários graus da sua hierarquia divina; na publicação e aplicação das suas normas disciplinares; na conservação e desenvolvimento das suas instituições; na propriedade e administração dos seus bens temporários; liberdade, finalmente, na defesa dos privilégios que a própria autoridade civil reconheceu como meio de garantir o seu bem-estar e o respeito devido ao seu ministério da paz e da caridade entre os homens.

Essa é a liberdade da Igreja: e quem não vê que ela é o baluarte do próprio santuário; e que qualquer ataque dirigido a ele pode pôr em perigo a hierarquia e até o próprio dogma? O Pastor deve, portanto, por ofício, defender esta santa Liberdade: não deve fugir, como o mercenário: nem permanecer calado, como aqueles cães mudos que não sabem ladrar, de que fala Isaías. (LVI, 10). Ele é a sentinela de Israel; não deve esperar que o inimigo entre na praça, dispare o alarme e ofereça as mãos às correntes e a cabeça à espada. A obrigação de dar a vida pelas suas ovelhas começa para ele no momento em que o inimigo sitia aquelas posições avançadas de cuja segurança depende a tranquilidade de toda a cidade.

E se esta tenacidade acarreta graves consequências, então podeis recordar aquelas belas palavras de Bossuet, no seu sublime Panegírico de São Tomás de Cantuária, que gostaríamos de poder transferir aqui na íntegra:

“É uma lei estabelecida, diz ele, que a Igreja não pode gozar de nenhum privilégio que não lhe custe a morte dos seus filhos, e que, para manter os seus direitos, ela deve derramar o seu sangue. Seu Esposo a conquistou com o sangue que derramou por ela e quer que ela compre por preço semelhante as graças que Ele lhe concede. Graças ao sangue dos Mártires, estendeu as suas conquistas para além dos limites do Império Romano; seu sangue foi alcançado pela paz que desfrutou sob os imperadores cristãos e pela vitória que alcançou sobre os imperadores pagãos. É, portanto, evidente que ele precisava do sangue para fortalecer a sua autoridade, assim como precisou dele para estabelecer a sua doutrina: era necessário que a disciplina eclesiástica, como a fé, tivesse os seus mártires.”

O QUE É ESSENCIAL NO MARTÍRIO

No presente caso de São Tomás, como no de muitos outros Mártires da Liberdade da Igreja, não se trata de considerar a fragilidade dos meios utilizados para rejeitar os abusos dos direitos eclesiásticos. O essencial no martírio é a simplicidade unida à força; por isso conseguiram colecionar palmas tão lindas e simples, donzelas e crianças. Deus colocou no coração do cristão um elemento de resistência humilde, sim, mas inflexível, que sempre vence qualquer outra força. Que fidelidade inviolável o Espírito Santo infunde nas almas dos seus pastores, quando os consagra como Esposos da sua Igreja, tornando-os muros inexpugnáveis ​​da sua amada Jerusalém! “Tomás”, diz o bispo de Meaux, “não cede ao mal, sob o pretexto de estar sob a proteção de um braço real; pelo contrário, vendo que vem de um lugar tão proeminente, de onde pode desenvolver-se com maior força, ele se sente mais obrigado a enfrentá-lo, como uma represa que sobe ainda mais, quanto mais agitadas as ondas.”

Mas é possível que o Pastor morra nesta luta? Sem dúvida, você pode alcançar esta distinta honra. Na sua luta contra o mundo, naquela vitória que Cristo alcançou para nós, derramou o seu sangue e morreu na cruz; os mártires também morreram; e a Igreja, regada com o sangue de Jesus Cristo, consolidada com o sangue dos Mártires, não pode prescindir daquele banho saudável que lhe reaviva o vigor e constitui a sua púrpura real. Foi assim que Tomás entendeu; e aquele homem, que soube mortificar os seus sentidos com contínua penitência e crucificar os seus afetos neste mundo através de toda a espécie de privações e adversidades, tinha no coração aquela coragem serena e aquela paciência extraordinária, que dispõe ao martírio. Numa palavra, ele recebeu o Espírito de força e permaneceu fiel a ele.

A FORTALEZA

“Na linguagem eclesiástica, continua Bossuet, a força tem outro significado do que na linguagem do mundo. A força, segundo o mundo, chega até ao ataque; a fortaleza, segundo a Igreja, contenta-se em sofrer tudo: há os seus limites. Ouça o Apóstolo São Paulo: Nondum usque ad sanguinem restitistis; como se dissesse: você não sofreu ao extremo, porque não chegou a derramar seu sangue. Não diz até o ataque, nem até que o sangue de seus inimigos seja derramado, mas o seu próprio.

“De resto, São Tomás não abusa destas energias máximas. Ele não usa estas armas apostólicas por orgulho, para se destacar no mundo: usa-as como um escudo necessário numa necessidade extrema da Igreja. A força do santo Bispo não depende, portanto, da ajuda dos seus amigos, nem de intrigas diplomáticas. Ele não pretende mostrar ao mundo sua paciência, tornar seu perseguidor mais odioso, nem usar recursos secretos para atiçar os ânimos. Conta apenas com as orações dos pobres e os suspiros dos órfãos e das viúvas. Eis, dizia Santo Ambrósio, os defensores dos Bispos; eis a sua guarda, eis os seus exércitos. Ele é forte, porque tem uma alma que não sabe temer nem murmurar. Ele pode verdadeiramente dizer a Henrique de Inglaterra o que Tertuliano disse, em nome de toda a Igreja, a um magistrado do Império, um grande perseguidor dos cristãos: Non te terremus, qui nec timemus. Aprende a conhecer-nos e veja que tipo de homem é o cristão: Não tentamos intimidar-te, mas somos incapazes de temer-te. Não somos temíveis nem covardes: não somos temíveis porque não sabemos conspirar; não somos covardes porque sabemos morrer.”

MARTÍRIO DE SÃO TOMÁS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Mas deixemos ainda a palavra ao eloquente sacerdote da Igreja francesa, que também foi chamado à dignidade do episcopado um ano depois de ter proferido este discurso; ouçamos como ele nos fala da vitória da Igreja, na pessoa de São Tomás de Cantuária:

“Prestai atenção, ó cristãos: se alguma vez houve em todos um martírio semelhante a um sacrifício, é o que vou apresentar-vos. Vede os preparativos: o Bispo está na igreja com o seu clero; eles já estão revestidos. Não é preciso ir muito longe para encontrar a vítima: o Santo Pontífice está preparado e é a vítima escolhida por Deus. Então tudo está pronto para o sacrifício; já vejo quem vai dar o golpe entrar na igreja. O homem santo vai ao encontro deles, imitando Jesus Cristo, e para se assemelhar mais a este modelo divino, proíbe ao seu clero qualquer resistência, contentando-se em pedir segurança para o seu povo. Se me procurais, disse Jesus, deixai-os em paz. Depois desses preâmbulos e chegada a hora do sacrifício, vede como São Tomás inicia a cerimônia. Vítima e Pontífice ao mesmo tempo, apresenta a cabeça e reza. Aqui estão os votos solenes e as palavras místicas deste sacrifício: Et ego pro Deo mori paratus sum, et pro assertione justitiae, et pro Ecclesiae libértate dummodo effusione sanguinis mei pacem et libertatem consequatur. Estou disposto a morrer, diz ele, pela causa de Deus e de sua Igreja; e a única coisa que quero é que meu sangue alcance para ela a paz e a liberdade que se pretende tirar dela. Ele se ajoelha diante de Deus; e, assim como no sacrifício solene invocamos nossos santos intercessores, ele não omite uma parte tão importante desta cerimônia sagrada: e assim; invoca os santos Mártires e a Santíssima Virgem em proteção da Igreja oprimida; ele só fala da Igreja, leva-a no coração e nos lábios; e derrubado pelo golpe do carrasco, sua língua rígida e inanimada ainda parece repetir o nome da Igreja”.

Foi assim que este grande Mártir, este modelo de Pastores da Igreja, consumou o seu sacrifício; assim alcançou a vitória que alcançará a supressão completa das leis malignas com as quais foram colocados obstáculos à Igreja e humilhados aos olhos do povo. O túmulo de Tomás se tornará um altar, e aos pés deste altar poderemos em breve ver um rei penitente pedindo humildemente perdão. O que aconteceu? A morte de Tomás revolucionou o povo? O santo encontrou vingadores? Nada disso. Seu sangue foi suficiente. Entenda-se bem: os fiéis nunca contemplarão friamente a morte de um pastor sacrificado pelo seu dever, e os governos que se atrevem a fazer mártires sofrerão sempre as consequências. Porque o compreenderam instintivamente, os truques da política refugiaram-se em sistemas de opressão administrativa, para concretizar com habilidade o segredo da guerra travada contra a liberdade da Igreja. Por isso inventaram aquelas cadeias, aparentemente fracas mas insuportáveis, que hoje oprimem tantas Igrejas. Agora, é da natureza dessas correntes nunca serem desatadas; é necessário quebrá-las, e quem as quebrar terá grande glória na terra e no céu, porque a sua glória será a do martírio. Não se tratará de lutar com ferro, nem de negociar com a política, mas sim de resistir de frente e sofrer pacientemente até o fim.

Ouçamos pela última vez o nosso grande orador, que destaca aquele elemento sublime que garantiu a vitória à causa de São Tomás:

“Vejam, meus irmãos, que defensores a Igreja encontra no meio da sua fraqueza, e como é justo exclamar com o Apóstolo: Cum infirmor, tunc potens sum. Precisamente, a sua feliz fraqueza é o que lhe proporciona essa ajuda invencível, e o que arma a seu favor os soldados mais fortes e os conquistadores mais poderosos do mundo, quero dizer, os santos mártires. Quem não obedece à autoridade da Igreja, tema este precioso sangue dos Mártires, que a consagra e defende”.

Pois bem, toda essa força, todos esses triunfos, têm origem no berço do Menino Deus; é por isso que São Tomás está ali ao lado de Santo Estêvão. Foi necessário que aparecesse um Deus aniquilado, tão excelente manifestação de humildade, perseverança e fraqueza humana, para abrir os olhos dos homens para a essência da verdadeira força. Até então não se imaginara outra força senão a dos conquistadores pela espada, outra grandeza que a do ouro, outra honra que a do triunfo; agora tudo mudou de aparência, quando Deus aparece neste mundo, pobre, perseguido e sem armas. Houve corações ansiosos por amar antes de tudo as humilhações da manjedoura; e ali mergulharam no segredo de uma grandeza de alma que o mundo, apesar do que é, não pôde deixar de sentir e admirar.

É justo, portanto, que a coroa de Tomás e a de Estêvão entrelaçadas apareçam como um duplo troféu, junto ao berço do Menino de Belém; e quanto ao santo Arcebispo, a divina Providência indicou muito bem o seu lugar no calendário, permitindo-lhe ser imolado no dia seguinte à festa dos Santos Inocentes, para que a Santa Igreja não tivesse dúvidas sobre o dia em que foi apropriado celebrar sua memória. Mantenham, então, essa posição tão gloriosa e tão querida por toda a Igreja de Jesus Cristo; e que o seu nome, até ao fim dos tempos, seja o terror dos inimigos da liberdade da Igreja e a esperança e a consolação dos amantes daquela liberdade, que Cristo conquistou com o seu sangue.

Vida: São Tomás Becket nasceu em Londres em 21 de dezembro de 1117. Arquidiácono de Cantuária e depois chanceler da Inglaterra em 1154, sucedeu ao arcebispo Thibaut em 1162. Ele se opôs vigorosamente às reivindicações de Henrique II, que queria legislar contra os interesses e a dignidade da Igreja; teve que fugir do seu país em 1164. Depois da estadia em Pontigny onde recebeu o hábito cisterciense e em Sens, conseguiu reentrar na Inglaterra em 1170, graças à intervenção do Papa Alexandre III; mas foi lá para receber a palma do martírio em sua igreja catedral, em 29 de dezembro de 1170. Alexandre III o canonizou em 21 de fevereiro de 1173.

O século XVI veio aumentar a glória de São Tomás, quando o inimigo de Deus e dos homens, Henrique VIII de Inglaterra, ousou perseguir com a sua tirania o Mártir da liberdade da Igreja ainda na mesma magnífica urna onde há quatro séculos recebeu homenagens de veneração do mundo cristão. As sagradas relíquias do Pontífice decapitado pela justiça foram retiradas do altar; um julgamento monstruoso foi iniciado contra o Pai da Nação, e uma sentença ímpia declarou Tomás culpado de lesa majestade. Seus preciosos restos mortais foram colocados numa pira e, neste segundo martírio, o fogo devorou ​​os restos gloriosos do homem simples e valente, cuja intercessão atraiu o olhar e a proteção do céu para a Inglaterra. Era certo que o país perderia a fé através de uma apostasia devastadora, e não guardaria consigo um tesouro cujo valor já não era apreciado; além disso, a sede de Canterbury foi profanada. Crammer sentou-se na cadeira de Agostinho, de Dunstano, de Lanfranco, Anselmo e Tomás; e o santo mártir, olhando ao seu redor, encontrou entre seus irmãos apenas John Fischer, que consentiu em segui-lo até o martírio. Mas este último sacrifício, por mais glorioso que tenha sido, não salvou nada. A liberdade da Igreja já havia perecido há muito tempo na Inglaterra, a fé também deve extinguir-se.

GUERANGER, D. Prósper, Año Litúrgico: tomo I, ano 1954, pp. 324-336.

[1] Libera est institutione divina, nullique obnoxia terrenae potestati; Ecclesia intemerata Sponsa immaculati Agni Christi Iesu. Litterae Apost. ad Episcopos provincias Rhenanae, 30 junii 1830.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *