OS MÁRTIRES DA PRAGA DE ALEXANDRIA (28/02)
OS MÁRTIRES DA PRAGA DE ALEXANDRIA (261)
A peste devastou a maior parte do Império Romano, durante os anos 249 a 263. Diz-se que cinco mil pessoas morreram em Roma num único dia. A cidade de Alexandria foi uma das mais afetadas pela epidemia. São Dionísio de Alexandria contou-nos que ali irrompeu a fome e que isso causou tumultos e violências tão graves que era mais fácil ir de um extremo ao outro do mundo conhecido do que atravessar de uma rua a outra dentro da cidade.
A estes infortúnios veio a peste, que causou tantos estragos que não havia casa em que pelo menos um morto não fosse lamentado. Os cadáveres jaziam insepultos: o ar estava carregado de micróbios e dos vapores pestilentos do Nilo. Os sobreviventes vagavam aterrorizados e o medo tornava os pagãos cruéis, até mesmo com os seus parentes mais próximos.
Assim que alguém adoecia, seus amigos fugiam dele; Os doentes foram expulsos de suas próprias casas antes de morrer. Em circunstâncias tão angustiantes, os cristãos de Alexandria deram um grande exemplo de caridade. Durante as perseguições de Décio, Galo e Valeriano tiveram que se esconder; eles só podiam se encontrar em segredo, ou em navios que saíam de Alexandria, ou em prisões.
A peste permitiu-lhes abandonar os seus esconderijos. Sem medo do perigo, vieram ajudar os doentes e confortar os moribundos; eles fecharam os olhos dos mortos e carregaram os cadáveres. Embora soubessem perfeitamente que corriam o risco de contrair o mal, lavavam e enterravam decentemente as vítimas da doença.
O bispo da cidade escreveu: “Muitos que curaram outros morreram de peste. A morte tirou-nos assim o melhor dos nossos irmãos: sacerdotes, diáconos e leigos, mártires excepcionais.”
Reconhecendo o valor destas palavras de São Dionísio, o Martirológio Romano homenageia estes ilustres cristãos como mártires. A caridade que demonstraram ao ajudar os seus perseguidores nas suas doenças é um exemplo de como deve ser a nossa atitude para com os pobres, que geralmente não são nossos inimigos, mas sim nossos correligionários.
(BUTLER Alban de, Vida de los Santos: vol. I, ano 1965, pp. 432-433)


